Blog

Seguro de ônibus: como fica a proteção do passageiro?

seguro de ônibus

Viajar de ônibus é uma alternativa muito prática e versátil. Basta embarcar com a sua bagagem e esperar o momento de desembarque no destino de interesse. Mas você sabia que essa opção também garante proteção? A existência do seguro de ônibus é essencial para a segurança do passageiro.

Essa cobertura aparece de diferentes modos e pode, inclusive, já fazer parte do preço da passagem. Ao conhecer as alternativas, dá para escolher se deseja uma modalidade extra e ainda descobrir quais são todos os seus direitos.

Para não ter dúvidas, veja quais são os tipos de seguro de ônibus e como cada um oferece a proteção do passageiro.

DPVAT

DPVAT é a sigla para Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre. Presente na legislação brasileira, ele funciona como uma apólice obrigatória que garante a proteção do passageiro de qualquer veículo, como os ônibus. Esse seguro é pago pela própria empresa e seu valor já está incluído no preço do bilhete.

A sua criação aconteceu pela Lei nº 6.194/1974 e estabelece o pagamento de indenizações para todos os passageiros que estiverem envolvidos em um acidente. Os valores variam com os impactos, sendo os por morte e por invalidez permanente os maiores. Ainda há o reembolso de despesas médicas, como internações e medicamentos, causados pelo acidente.

Seguro de Responsabilidade Civilseguro de ônibus

O Seguro de Responsabilidade Civil também está previsto em lei e cobre todos os veículos em território nacional. Ele foi instituído pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e serve para que nenhum passageiro fique no prejuízo em caso de acidente.

Essa modalidade é válida para o transporte interestadual de passageiros, então não é obrigatório quando a linha acontece entre cidades do mesmo estado, ainda que muito distantes. A proteção começa desde o momento do embarque e só é encerrada no desembarque de pontos específicos. Em pontos de parada, por exemplo, a cobertura continua valendo.

O valor é fixado por uma tabela que é atualizada anualmente. Também é pago pela empresa, então você não tem que gastar a mais.

Seguro de Acidentes Pessoais a Passageiros

Conhecido como APP, esse seguro de ônibus é mais uma modalidade para a proteção de passageiros e até dos motoristas. Ele tem três coberturas básicas: morte, invalidez parcial e total.

Nesses casos, o motorista também é protegido e não só os passageiros. Diferentemente de outros, não há indenização de despesas hospitalares ou de quadros que não causem algum tipo de invalidez.

Por suas características, não é tão utilizado em viagens de ônibus, exceto as fretadas, como excursões. Para os passageiros, não é obrigatório — e há outra modalidade mais vantajosa, como veremos a seguir.

Seguro Facultativo em Viagens de Ônibus

seguro de ônibus

Por ter caráter facultativo, esse seguro de viagem é contratado por quem viaja. A apólice é feita entre quem viaja e uma empresa, que pode ser parceira de onde você compra as passagens de ônibus. Nesse caso, é possível ter condições especiais de pagamento e outras vantagens.

A cobertura desse tipo de apólice varia com cada exigência, o que garante mais flexibilidade. Em geral, os sinistros são:

●    morte em viagem;

●    invalidez permanente ou temporária, causada por acidente;

●    perda de bagagem;

●    despesas médicas decorrentes de acidente pessoal em viagem;

●    cancelamento de viagem e

●    traslado de corpo.

Em caso de sinistro, basta ligar para a central de atendimento e fornecer a documentação solicitada. A empresa oferece todo o apoio necessário e a apólice cobre os valores, dentro do que foi combinado.

A contratação adiciona um custo extra à passagem, mas também apresenta cobertura completa. Então, para quem busca maior nível de segurança, essa é uma possibilidade interessante.

O seguro de ônibus é um componente essencial para a proteção do passageiro. Além das versões obrigatórias, que são oferecidos pela empresa, há a apólice contratada por quem viaja. Assim, é possível garantir o cuidado amplo em qualquer situação.

Agora que você já sabe como viajar tranquilo, descubra o que fazer se perder o ônibus e evite esse problema!

Você também pode se interessar por