Aconteceu em Curitiba no último final de semana, nos dias 4 e 5 de maio, a 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Arrancada, no Autódromo Internacional de Curitiba.
Participaram 160 carros preparados para a reta de 402 metros e outros 90 na Desafio 201m para carros de rua, totalizando 250 competidores.
O primeiro dia foi um sábado de sol, o que contribuiu para um evento tranquilo e sem surpresas, apenas com um show de velocidade e muita fumaça. No domingo, segundo dia do evento, o tempo instável de Curitiba, escondeu o sol e a garoa tomou conta em alguns momentos no período da manhã, interrompendo a prova, por conta da segurança dos pilotos.
Logo após a garoa, foi feita uma força tarefa e vários carros de rua, foram para a pista com o objetivo de drenar a água e criar um trilho seco e assim permitir que o evento fosse retomado. Mesmo assim no meio da tarde, a chuva aumentou e o evento teve quer ser interrompido antecipadamente por volta das 16 horas.
Apesar do tempo não ter colaborado no domingo, houve nove quebras de recordes, graças a um tratamento especial na pista.
Os recordes foram nas categorias Força Livre Traseira, com Cristian Castro percorrendo os 402 metros em 8s787; Turbo Traseira (Celso Camargo – 8s818); Traseira Super (Márcio Júlio – 8s958); Dianteira Turbo B (Vilson Ferreira – 10s897); Traseira Original (Thiago Ferreira – 10s919); Dianteira Super (Harrison Marques – 11s447); Street Tração Traseira (Giovani Chemin – 11s632); Dianteira Turbo C (Rogério Bernardi – 11s968); e Standard (Marcos Ribeiro – 13s026).
Outro destaque foi o piloto Manoel Castagnon, da categoria Dragster Light (o mais rápido da competição). Ele percorreu os 402 metros em 7s576 com velocidade final de 300 km/h.
Confira os campeões em todas as categorias:
Dragster Light: Manoel Castanon
Pro Mod: Roderjan Busatto
Extreme 10,5: Daniel Ranioski
Força Livre Dianteira: Airton Carraro Jr.
Turbo Traseira: Celso Camargo
Força Livre Traseira: Alex Sander da Silva
Traseira Super: Marcio Julio
Dianteira Turbo A: Valmor Menegatti
Traseira Original: Thiago Ferreira
Dianteira Super: Harrison Marques
Dianteira Turbo B: Fábio Costa
Dianteira Original: Alessandro Barranco
Street Tração Traseira: Giovanni Chemin
Dianteira Turbo C: Alexandre Brito
Standard: Marcos Ribeiro
Desafio 13,5: Jorge Guedes
Desafio 14,5: Antonio Schoeder
Desafio 201m: Hermes Batista
O piloto Rafael Fernando Buzzi, patrocinado pelo Portal Rodoviariaonline, ficou em sexto lugar na categoria Desafio 13,5 por 3ms, ou seja, 0,003 segundos do quinto colocado que é o último premiado. O piloto fez os 400 metros com o tempo de 13,940 segundos, com seu Celta envenenado, enquanto o quinto lugar fez em 13,937.
A próxima etapa da Arrancada no Autódromo Internacional de Curitiba será de 5 a 7 de julho.