Blog

Qualidade dos ônibus: o que as viações fazem para controlar

Viajar é muito bom, de ônibus então, é melhor ainda. Assim você pode descansar enquanto viaja e aproveita até mesmo para pôr aquela leitura em dia.

Mas, como descansar e viajar tranquilo sem saber as condições do ônibus? Bom, não se preocupe, separamos aqui tudo o que as viações fazem para ter uma boa qualidade dos seus veículos.

Não é possível saber como e quando cada ônibus passa por inspeção, afinal cada um tem sua periodicidade e motivos para a revisão, mas sabemos que é feita com frequência.

qualidade-dos-onibus-o-que-as-viacoes-fazem-para-controlar-a-manutencao

Como cada viação procede?

Cada viação tem seu hábito para a manutenção de sua frota, mas como padrão deve-se olhar o manual do ônibus e averiguar todos os componentes e sua normalidade.

Temos alguns procedimentos simples que ajudam a manter a frota boa, bastando apenas a checagem diária, são eles:

  • cintos de segurança;
  • situação dos pneus;
  • pneu estepe;
  • triângulo de sinalização;
  • iluminação;
  • validade da bateria;
  • freios;
  • embreagem;
  • ar-condicionado;
  • etc.

Um exemplo de boa manutenção é a Viação Garcia que além de manter sua frota em dia, proporciona um ar com mais qualidade dentro de seus carros.

Um estudo na Fundação Universidade de Caxias do Sul, mostra que as carrocerias de ônibus utilizadas em toda a frota da empresa proporcionam renovação de ar até 63% maior do que a vazão exigida em estabelecimentos como supermercados, agências bancárias e saguão de aeroportos. (fonte: site Viação Garcia).

qualidade-dos-onibus-o-que-as-viacoes-fazem-para-controlar-a-manutencao
Fonte:https://www.facebook.com/viacaogarcia/photos/a.464265533603730/3302744023089186/
Segundo o site eles também promovem a revisão frequente dos motores, uso de biodiesel, coleta de lixo reciclável, tratamento de efluentes líquidos, entre outros procedimentos, tudo isso pensando assim no meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Dicas para gerenciar de forma eficiente

Na hora de viajar você mesmo pode fiscalizar seu ônibus, verifique os pneus, a estrutura do veículo e veja suas condições, como também o cinto de segurança, que é obrigatório na viagem.

Tudo certo, pode embarcar, claro que não é sua responsabilidade checar isso, mas uma boa olhadinha já garante a tranquilidade, não é mesmo?!

As empresas têm obrigação de verificar tudo isso antes de viajar, você já deve ter visto o motorista dando “batidinhas” nos pneus antes e durante a viagem, sabe por quê?

Eles estão checando se os pneus estão cheios o suficiente para fazerem uma boa viagem, na maioria das vezes, está tudo bem e viagem que segue… Isso porque a vistoria já foi feita antes, é só uma prevenção.

Os motoristas além de terem CNH da categoria D (para dirigir ônibus), também passam por treinamentos adequados para cada tipo de veículo.

qualidade-dos-onibus-o-que-as-viacoes-fazem-para-controlar-a-manutencao

Existe uma fiscalização para que os ônibus possam circular, quem faz isso é a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), monitorando assim todas as frotas das viações.

Sabia que se você ver qualquer coisa que não está no seu devido lugar, pode denunciar? É só entrar em contato com a ANTT, pode ser feito nas rodoviárias nos balcões ou pela internet, através do site.

Isso se amplia desde ônibus sujo, ar-condicionado ou banheiro quebrados, janelas que não abrem, até pneus carecas e barulhos no motor.

Mas fique tranquilo, as viações tomam todo cuidado para que seu ônibus esteja sempre seguro e em condições para viajar.

Agora que já tirou suas dúvidas sobre a qualidade e manutenção do ônibus, que tal viajar? Não perca mais tempo, corre na Rodoviariaonline e garanta a sua passagem.

Você também pode se interessar por