Blog

Qual a Idade Mínima para Viajar de Ônibus para o Brasil e Países Vizinhos?

Ao programar uma viagem, alguns questionamentos sempre passam pela cabeça dos viajantes. Saber qual a idade mínima para viajar de ônibus com certeza é um dos pontos mais buscados.

A seguir, confira a resposta para essa questão, tanto para viagens nacionais quanto internacionais. Saiba também quais são os documentos necessários para que crianças e adolescentes possam viajar desacompanhados dos pais ou responsáveis.

Qual a idade mínima para viajar de ônibus para destinos nacionais?

Acompanhado dos pais, o recomendado é que as crianças tenham ao menos três meses de vida para realizar a viagem. Nesta idade, o bebê já deve ter tomado todas as vacinas necessárias. Além de documentos de identificação, dos pais e das crianças, não é preciso providenciar nenhuma documentação adicional.

Já para viagens sem os pais ou responsável legal, a idade mínima é de 16 anos e não há necessidade de autorização prévia.

Crianças e adolescentes menores de 16 anos não podem viajar desacompanhadas de um responsável maior de 18 anos. Caso o acompanhante não seja pai ou familiar com grau de parentesco até terceiro grau, é necessário uma autorização judicial expressa, autenticada em cartório.

Nessa declaração, é imprescindível conter dados pessoais do menor, dos responsáveis legais e do acompanhante, além de informações sobre a viagem, como destino e duração.

Além do mais, a partir dos 12 anos de idade, os adolescentes devem apresentar documento oficial com foto para embarcar em viagens interestaduais.

E para viagens internacionais para a América Latina?

Por outro lado, para conhecer os países vizinhos do Brasil, como Argentina, Chile e Uruguai, há certas diferenças sobre qual a idade mínima para viajar de ônibus.

Apenas maiores de 18 anos podem viajar desacompanhados pela América Latina. Nesse caso, basta apresentar a carteira de identidade, sem necessidade de emissão de passaporte.

Isso significa que os menores de 18 anos não podem viajar sozinhos. Caso vá acompanhado de alguém que não seja os pais ou responsáveis legais, é imprescindível ter em mãos uma autorização, reconhecida em cartório, para a viagem.

Vale ressaltar que, nestes casos, viajar com crianças acompanhadas de apenas um dos pais também é fundamental obter uma autorização, com firma reconhecida, do outro responsável.

Agora que você já sabe qual a idade mínima para viajar de ônibus, aproveite para conferir preços e horários de passagens no site da Rodoviariaonline. É rápido, prático e seguro!

Para mais informações sobre viagens de ônibus e dicas de destinos, continue acessando nosso blog. Toda semana temos conteúdos novos para você!

Você também pode se interessar por