Blog

Quais os melhores pontos para visitar no litoral de São Paulo?

Um itinerário curto de viagem para você curtir a costa paulistana!

O sonho de morar no litoral tem feito com que muitos paulistas busquem por casas à venda na Praia Grande.

Já era de se esperar, afinal de contas o poder público entregou 256 moradias para famílias de baixa renda em setembro de 2021.

O complexo de unidades habitacionais populares chama-se Conjunto Habitacional Jardim Imperador, mas infelizmente é uma exceção à regra.

Excetuando-se as moradias habitacionais como as de Praia Grande, morar em áreas litorâneas pode ser mais caro que viver em áreas mais acessíveis nas capitais.

Contudo, mesmo que não dê ainda para realizar o sonho de ter uma daquelas bonitas casas à venda na Praia Grande, você pode, pelo menos, passar umas férias na região.

Não só a cidade paulistana, como toda a região litorânea de SP possui belíssimas praias para aproveitar a natureza e relaxar em incríveis recantos naturais com a família.

E, sim, caso ainda não saiba, São Paulo tem muuuitas praias legais para visitar. Apesar das praias do Rio de Janeiro serem mais populares no país e mundo afora, o estado paulista também tem vários cantos paradisíacos em todo o seu litoral norte.

Há áreas calmas para relaxamento, outras mais isoladas para programas de aventura, águas tranquilas para banho e gigantescas ondas para o surfe. Tem realmente espaço para pessoas de todos os gostos!

Então caso não tenha decidido qual será seu próximo destino de férias, fique conosco e confira um itinerário por alguns dos melhores pontos para visitar no litoral de SP!

quais-os-melhores-pontos-para-visitar-no-litoral-de-sao-paulo
Imagem: Praia da Baleia/Pixabay

Praia da Aviação, em Praia Grande

Não poderíamos começar nossa lista com outro local. Já que falamos tanto na cidade e em como aumentou a busca por aptos na Praia Grande, nada melhor que apresentar um dos cantos mais famosos e conhecidos do município.

Partindo da capital paulista, em uma hora de carro pela Rodovia dos Imigrantes você chega tranquilamente à cidade.

A Praia da Aviação é uma das mais movimentadas do município e sempre recebe uma grande quantidade de turistas no verão.

Belos coqueiros e uma faixa extensa de areia decoram a orla e a tornam é ótima para caminhar, tomar um banho de sol ou aproveitar a sombra das árvores para descansar.

As altas ondas são propícias para o surfe, mas é bom ter cuidado caso leve as crianças para a praia.

Em relação à alimentação e a bebidas refrescantes, como a tradicional água de coco, restaurantes e quiosques lhe atenderão com muita comida e bebida boa.

E terão muitos guarda-sóis à sua disposição para os dias mais quentes do verão.

1 Praia do Gonzaga, em Santos

Saindo dos aptos na Praia Grande, é possível em 30 min de carro chegar a Santos, outra cidade muito conhecida em São Paulo no que diz respeito às praias.

A Praia do Gonzaga é provavelmente a mais famosa da cidade e por isso está entre as mais movimentadas.

A praia tem uma vizinhança bastante estruturada para os turistas e a sua orla é a mais cuidada e arborizada de todas.

Na orla tem até a Praça das Bandeiras com um bondinho e um belo chafariz, e também, o pequenino Cine Arte Posto 4.

Um conjunto bom de restaurantes e bares irá atender a todas as suas exigências, e há ainda acomodações de categorias diversas. Isso vai desde hotéis econômicos aos mais caros, além de apartamentos de temporada.

A menos de três quadras da Praia do Gonzaga dá para passear ainda nos shoppings Miramar, Pátio Ipiranga e Parque Balneário.

quais-os-melhores-pontos-para-visitar-no-litoral-de-sao-paulo

2 Praia das Astúrias, no Guarujá

De Santos até o Guarujá há dois caminhos. Um é pela BR-050 e BR-101, e o outro pela Avenida Ademar de Barros, sendo que nesse segundo trajeto é preciso pegar uma balsa no meio do caminho.

Entre as praias do Guarujá, uma das mais procuradas e mais bonitas é a Praia das Astúrias, ela é bem famosa e fica perto de uma nobre área por sua localização central.

É, hoje, uma das praias mais procuradas no litoral paulista pelos banhistas.

A orla tem cerca de mil metros de extensão de uma areia fofa e clara e a água do mar é bem calma e povoada por lindas tartarugas marinhas que ficam nadando bem perto da orla.

3 Praia dos Milionários, em São Vicente

No caminho de volta aos apartamentos na Praia Grande, você pode passar por São Vicente, que fica bem pertinho dali. Apesar de haver praias mais famosas em São Vicente, como a do Itararé e a do Gonzaguinha, a Praia dos Milionários é exemplo de exuberância.

Da Praia das Astúrias à dos Milionários, você pode pegar direto a Avenida Bartolomeu de Gusmão, a BR-101 ou a Mário Covas, dá uma hora de viagem.

Quando chegar ao destino, perceberá que a qualidade da Praia dos Milionários é realmente ímpar. O local é limpinho, calmo, com areia branquinha e águas cristalinas e tranquilas, perfeitas para um mergulho refrescante ou um passeio de barco.

O lugar reúne paisagens belas e muito luxo por abrigar residências de alto padrão por toda a orla.

As habitações são até bem similares às casas à venda na Praia Grande situadas em áreas mais nobres da cidade. A Praia dos Milionários também é cercada por coqueiros à beira-mar, restaurantes e quiosques a oferecer guarda-sóis e cadeiras para os turistas.

Além de ter cardápios maravilhosos, claro! E você por acaso se lembra do Fábio Porchat, famoso humorista da TV Globo? Pois é, a família dele tem uma ilha bem perto da Praia dos Milionários e leva no nome o sobrenome da família: é a Ilha Porchat.

A praia fica a 950 metros e dá para ir a pé que você chega à ilha em cinco minutos. O cenário é bem parecido com o entorno da Praia dos Milionários e certamente vale uma visita também.

Ah, e se você está perguntando como é possível chegar a uma “ilha” em cinco minutos andando a pé, aí vai uma interessante curiosidade sobre esse assunto!

Apesar de ser chamada de ilha, é hoje interligada ao centro da cidade de São Vicente pela Avenida Ayrton Senna – por onde também dá para voltar aos aptos na Praia Grande.

E então, você gostou do nosso itinerário por alguns dos melhores pontos para visitar no litoral de SP? Corre e garanta sua viagem comprando na Rodoviariaonline.

Você também pode se interessar por