Blog

Maio Amarelo: ações pela segurança no trânsito

O mês de maio, no mundo todo, é o período no qual se desenvolvem ações de conscientização sobre a segurança no trânsito. Ao movimento, deu-se o nome de “Maio Amarelo”, graças ao decreto da ONU chamado Década de Ação para a Segurança no Trânsito.

Por isso, o quinto mês do ano se tornou referência mundial para o balanço das ações realizadas em todo o planeta.

Objetivos do Maio Amarelo

maio amarelo

O principal objetivo do movimento é chamar a atenção quanto ao número de mortes e feridos graves decorrentes de acidentes no trânsito. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Vale a informação que a escolha da cor amarela está aliada a representação de atenção e advertência que a mesma tem no código de trânsito.

Década da Ação da ONU

Em 2011, a Organização das Nações Unidas – ONU – definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Para editar a resolução, a organização considerou um estudo realização pela Organização Mundial da Saúde – OMS – que revelou que 1,3 milhão de pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito no ano de 2009, em 178 países.

A OMS estima que, sem ações de alerta e conscientização, esse número pode chegar a 2,4 milhões em 2030, e  entre 20 e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano, porém com sequelas graves.

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) definiu os anos de 2021 a 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, cuja meta é a redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro.

Por que o assunto é tão importante?

Você sabia que os acidentes de trânsito são a nona maior causa de mortes em todo o mundo, sendo os principais responsáveis por óbitos de jovens entre 15 e 29 anos, o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos?

Além da perda irreparável de vidas, esses acidentes representam um custo de US$ 518 bilhões ao ano, o equivalente a até 3% do PIB de cada país.

Maio Amarelo no Brasil

maio amarelo
Este ano, por conta da pandemia da Covid-19, as ações virtuais da campanha foram intensificadas.
A campanha brasileira de 2021 veio com o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. As ações são coordenadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), ligado ao Ministério da Infraestrutura, em parceria com órgãos de trânsito nos estados e organizações da sociedade civil.

Neste ano, a mobilização pela segurança no trânsito tem forte ação nas redes sociais e eventos em formato virtual em razão da Covid-19, além do trabalho das instituições que estão constantemente atuando nas vias, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e demais agentes de trânsito.

Os dados referentes aos acidentes em estradas brasileiras revelam que é preciso muito trabalho pela frente para que se consiga atingir os objetivos de redução no número de vítimas. Segundo o último levantamento realizado pelo Ministério da Saúde em 2019, mais de 30 mil pessoas perderam a vida vítimas do trânsito.

maio amarelo
Campanha Maio Amarelo visa impactar pedestres e ciclistas, além de motoristas.
É preciso que haja engajamento de todos, principalmente da sociedade civil, para a responsabilidade de assumir atitudes conscientes, como usar passarelas e faixas de pedestres, não usar álcool ao assumir a direção, o risco de usar celular ao volante e sobre a importância de usar o cinto de segurança.

O Portal Rodoviariaonline apoia ações que visem aumentar a segurança no trânsito, bem como conscientizar sobre a responsabilidade de cada um, tanto motoristas quanto pedestres. Participe você também!

Você também pode se interessar por