Blog

Conheça as principais comidas da região Centro-Oeste!

Você gosta de conhecer tudo sobre a cultura local quando viaja? Então, precisa experimentar as comidas da região Centro-Oeste quando passear por lá, pois, além de gostosas, elas guardam histórias e muitas memórias locais.

Um dos grandes diferenciais é que elas agradam dos veganos e vegetarianos, até os amantes de uma carne cuidadosamente bem temperada e preparada. Já experimentou pequi, por exemplo? E um pacu assado e servido com banana-da-terra? Ficou com água na boca e quer saber mais sobre essas e outras delícias da região?

Então, confira as informações que colocamos à mesa neste post, pronto para você degustar e se preparar para uma viagem gastronômica inesquecível pelo Centro-Oeste brasileiro!

Temperos culturais: as origens das comidas da região Centro-Oeste

O Centro-Oeste faz parte do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Por sua distância das costas oceânicas do continente, teve seu processo de ocupação mais lento, e, em alguns casos, precisou de incentivos por ações políticas — como é o caso da construção da capital do país, Brasília.

Esses movimentos, ainda que lentos, fizeram da região — que tem paisagens de tirar o fôlego — um caldeirão de culturas trazidas pelos imigrantes paulistas, gaúchos, mineiros, bolivianos e paraguaios. Influências indígenas, africanas, espanholas e portuguesas também têm destaque.

Tantas culturas diferentes e um terreno rico para plantio e criação de animais fizeram com que a região desenvolvesse uma das culinárias mais diversificadas, saborosas e cheia de temperos inusitados.

Preparos com peixes são muito tradicionais, por isso, o coentro é ingrediente garantido nas receitas. A salsa e as pimentas malagueta e dedo-de-moça também completam a forma especial dos sabores da região.

Café da manhã: delícias que dão energia para o dia todo

Prepare-se para desjejuns com bastante vigor! É costume da região pantaneira servir o quebra-torto, uma refeição completa ideal para seus moradores, que costumavam sair bem cedo para o campo e ficarem longos períodos distantes.

Nas fazendas do Mato Grosso do Sul, ele é preparado com arroz do tipo carreteiro, porções generosas de carne, linguiça e ovos. Tudo isso, nas primeiras horas do dia — por volta das 5:00 da manhã!

Mas fique tranquilo: você também vai encontrar outras opções mais leves e igualmente deliciosas, como a chipa — uma espécie de pão feito de queijo —, muitas frutas e até mesmo o biscoito coquinho, de origem paraguaia.

Pratos principais: sabores intensos e inesquecíveis

Se o quebra-torto não sustentá-lo até o final do dia, prepara-se para milhares de sabores na hora do almoço e jantar. A lista de opções de peixes, aliás, é enorme! Você vai encontrar pacu, pira putanga, pacupeba e jaú, entre outros.

A seguir, veja alguns dos pratos típicos!

Caribéu

comidas da região centro oeste

Carne seca, ou charque, é a proteína desse prato, que também leva mandioca, pimentões, cebola, tomate, cheiro verde e outras delícias que dão sabores ainda mais especiais à receita.

Ele é cremoso e tipicamente servido com farinha de mandioca.

Carne ensopada com banana verde

O preparo tradicional começa no dia anterior, colocando a carne-de-sol de molho para tirar o excesso de sal. No outro dia, ela começa a ser cozida bem lentamente, para ficar macia. Em outra panela, ingredientes como alho, tomate e pimentão são preparos na banha.

Para finalizar, os ingredientes são misturados, enquanto rodelas de banana verde são colocadas em cima para cozinhar no vapor do restante do prato. Uma delícia!

Arroz com pequi e mojica de pintado

O tradicional arroz ganha cor e identidade quando misturado com o pequi, um fruto com cheiro intenso, mas sabor delicado. Ele é servido para companhar o mojica de pintado, que também começa a ser preparado no dia anterior para incorporar bem o tempero.

Arroz de Maria Izabelcomidas da região centro oeste

Outra delícia que precisa ser citada é o arroz de Maria Izabel, de origem argentina. Preparado com carne de porco, milho branco, grão de bico, feijão branco, paio, linguiça, muitos legumes e temperos, é um caldeirão de sabores e cheiros que promove uma experiência culinária única!

Quitutes: doces e delícias que seduzem a todos

Se você gosta de adoçar a vida — e o passeio —, precisa experimentar o furrudum, a pamonha de milho e os diversos doces e quitutes preparados com banana, heranças da culinária africana e indígena.

Furrudum

O furrudum é preparado com cidras, rapadura, açúcar mascavo, gengibre e coco ralado. Depois de cozido e esfriado, pode ser servido com nata batida. A mistura proporciona uma suavizada no sabor, que, por seus ingredientes, é bem adocicado.

Sopa paraguaia

comidas da região centro oeste

A sopa paraguaia — que, na verdade, parece uma torta salgada preparada com fubá, queijo e ovos — é uma ótima companhia para um café no final da tarde. Acompanhada de um tereré, preparado com limão, erva e água gelada, também pode ser uma boa pedida para quem quer mergulhar nos costumes locais.

Culinária: história e origem de um povo

Passear pelas comidas da região Centro-Oeste é entender as histórias de seus moradores, que trouxeram influências de suas origens, mas, aos poucos, criaram suas memórias ao se conectar com os seus arredores.

O interessante da região e da culinária é que ela oferece uma grande variedade, agradando aos vegetarianos, por sua riqueza de legumes, verduras e grãos, e aos amantes de carnes, em seus diferentes preparos.

Apesar de suas cidades e atrativos mais famosos, como o Pantanal e o próprio Distrito Federal, seu interior também reserva experiências únicas, e a grande vantagem é que pode ser visitado por sua malha rodoviária em ótimas condições.

Como vimos, suas cidades apresentam o roteiro perfeito para quem quer fugir dos passeios tradicionais, das praias e capitais badaladas. Além disso, suas belezas naturais são convites certeiros para a visitação, com garantias de ótimos momentos, experiências, delícias e aromas das comidas da região Centro-Oeste!

São Paulo também é conhecida por sua pluralidade cultural, oferecendo uma infraestrutura de padrão internacional. Ao programar esse passeio, você certamente terá inúmeros pontos turísticos para visitar. Por isso, nada melhor do que contar com uma lista de pratos típicos irrecusáveis para quem visita terras paulistas!

Você também pode se interessar por