Blog

Adiantando o relógio para o início do Horário de Verão

Às 0 horas do próximo domingo, dia 18 de outubro, tem início o Horário de Verão 2015/2016. É o momento de adiantar o relógio em uma hora para milhões de brasileiros que vivem nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além do Distrito Federal. Nas regiões Norte e Nordeste, o horário continua sendo o mesmo. Desde o Decreto 8.112, de 30 de setembro de 2013, que regulamenta o Horário de Verão, o início do período sempre se dá no terceiro domingo do mês de outubro e o término no terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, exceto quando a data coincide com o Carnaval. Neste caso, o horário é estendido por mais uma semana.

O principal objetivo da medida é, claro, a economia de energia elétrica no horário considerado de pico – das 18 às 21 horas – onde o uso de aparelhos como refrigeradores, ares condicionados e ventiladores atinge o auge. Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, o Horário de Verão ajuda a reduzir em até 5% a demanda por energia elétrica, evitando a sobrecarga da rede durante a estação mais quente do ano. No período de 2014/2015 a economia de luz só na região Sul chegou a 4,5%, segundo o ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico. Para este ano, a estimativa não deve ser muito diferente.

Há quem esteja feliz com a chegada do Horário de Verão e já sabe como aproveitar as tardes mais longas. Porém há sempre o outro lado da moeda, dos que temem acordar cedo, com o céu ainda escuro, para enfrentar mais um dia de trabalho!

Independente do gosto… o fato é que se você mora no sul, sudeste ou centro-oeste do Brasil já pode ir se preparando! E se tem viagem marcada no fim de semana ou na próxima semana, tome cuidado para não perder a hora… nem o ônibus!

 

(Por Renata  Sklaski)

Você também pode se interessar por