Navegar pela internet deixou de ser apenas entretenimento há muito tempo. Basta acessar qualquer grande portal de notícias e entretenimento para que produtos sejam ofertados instantaneamente (sem contar aqueles casos em que a propaganda lhe impede de ler uma notícia em paz). Mas a verdade é que o comércio eletrônico brasileiro não para de crescer.
Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – ABComm – as vendas pela internet cresceram 29% em 2012 com relação ao ano anterior, movimentando mais de 24 bilhões de reais. Números que não assustam, dada a larga variedade de produtos e serviços ofertados na rede: desde modernos equipamentos tecnológicos até os mais triviais, como lanches rápidos e produtos de higiene pessoal, como pasta de dentes. Mas onde há grande facilidade, há também falta de controle e respeito ao consumidor.
Para tornar o ambiente virtual um local de compras mais seguro, entrou em vigor, no mês passado, o decreto presidencial nº 7.962, que prevê regras mais rígidas para compras no comércio eletrônico, incluindo-as no Código de Defesa do Consumidor. O decreto prevê, por exemplo, que todas as lojas virtuais devem mostrar o CNPJ da empresa ou CPF do responsável, além de exibir o endereço físico ou eletrônico para que possam ser contatados. Estas informações devem ficar em local visível na página. As lojas virtuais também são obrigadas a demonstrar todas as formas de pagamento e prazo de entrega do produto ou para usufruir do serviço contratado.
A Rodoviariaonline preza pela qualidade do serviço prestado e tem respeito pelo consumidor on-line, agindo de acordo com as determinações da lei. Por isso, há quase 10 anos vem conquistando novos clientes e, o mais importante, mantendo os antigos. Sempre em busca da melhor forma de atender a pessoa que considera mais importante neste processo: você!
Para saber mais do decreto presidencial nº 7.962 acesse:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D7962.htm