Sobre a Rodoviária de São Paulo – Barra Funda
O Terminal Rodoviário da Barra Funda foi inaugurado em 20 de dezembro de 1989. Há cerca de 100 funcionários que trabalham em diferentes turnos, envolvidos diretamente no trabalho de administração, operação, manutenção, limpeza e segurança no espaço de 17.700 m2 de área construída em um terreno de 22.700 m2 com uma média de circulação de 40.000 usuários por dia.
Do Terminal Rodoviário Barra Funda partem e chegam ônibus de seis estados das regiões Sudeste, Sul, Norte e Centro Oeste do Brasil em 40 plataformas (28 de embarque e 12 de desembarque). Atuam no Terminal Rodoviário Barra Funda, 34 empresas de ônibus que operam em 139 linhas percorrendo 573 cidades de seis estados das regiões Sudeste, Sul, Norte e Centro’Oeste do pais, incluindo a cidade de Porto Soares, na Bolívia.
O local conta com uma infraestrutura composta por dezenas de telefones públicos, duas áreas de espera, lanchonetes, lojas, sanitários, guarda-volumes e caixas eletrônicos.
A Socicam aperfeiçoou seu aparato de segurança mediante a instalação de um Circuito Fechado de Televisão (CFTV) totalmente digital.
O distrito Barra Funda possui em seu território além do terminal, o Memorial da América Latina, o Estádio Palestra Itália, pertencente ao clube de futebol Palmeiras, os Centros de Treinamento (CT) do mesmo Palmeiras e do São Paulo F.C., prédios empresariais como os da PricewaterhouseCoopers e os estúdios da Rede Record de Televisão.
Situado em uma área de várzea ao sul do rio Tietê, cortada desde o século XIX por duas ferrovias (Santos-Jundiaí e Sorocabana), foi durante muitos anos uma região de vocação industrial. Atualmente se tornou uma zona de classe média e pequenos escritórios. Em seu limite se encontram o Parque Fernando Costa (Parque da Água Branca) e o terminal rodoviário, que funciona junto com a estação terminal da Linha 3 (vermelha) do Metrô de São Paulo.