Rodoviariaonline

Descubra as vantagens e desvantagens de se hospedar em hostel!

como funciona um hostel

Descubra as vantagens e desvantagens de se hospedar em um hostel.

Nada melhor do que passar um tempo tranquilo sem pensar na agitação do cotidiano, não é mesmo? Na hora de fazer um roteiro de viagem, as pessoas costumam dar preferência para ficar em hotéis ou pousadas, mas já parou para pensar como é se hospedar em hostel? Aliás, você sabe o que é um hostel?

Nessa modalidade de hospedagem é possível fazero que é um hostel novas amizades, participar de festas incríveis e descobrir novos lugares do Brasil e do mundo por um preço que facilita a vida de quem tem um orçamento mais apertado.

Ficou curioso sobre o hostel? Para saber se está tomando as decisões certas quanto ao lugar que vai se hospedar, é importante analisar alguns pontos relevantes. Preparamos um pequeno guia para que você entenda o que é hostel e conheça as vantagens e desvantagens desse tipo de hospedagem. Acompanhe!

O que é hostel?

Os hostels — também conhecidos como albergues — são acomodações relativamente recentes no Brasil. Na Europa é o tipo de hospedagem preferido de jovens viajantes e mochileiros. Isso se deve ao fato de ser uma opção mais econômica do que optar por um hotel de classe baixa e média ou até mesmo uma pousada.

Seu funcionamento é bem simples: um hostel é um alojamento popular, geralmente com boa localização, e que oferece o necessário para os viajantes explorarem melhor a cidade.

Alguns hostels estão instalados em antigos prédios residenciais, que foram adaptados para receber vários indivíduos de uma vez só. Por isso, as pessoas que se hospedam ali podem ter acesso a uma cozinha e a uma boa área comum, o que facilita na hora de fechar um orçamento de viagem mais baixo, já que não será necessário fazer todas as refeições em bares e restaurantes.

Geralmente, os hostels oferecem quartos que são compartilhados com outras pessoas. No entanto, isso não é regra. Também é possível se hospedar em um hostel que ofereça uma acomodação exclusiva para uma única pessoa, com a mesma facilidade de preço.

Parte do conceito de o que é um hostel também está enraizada no fato de que quem opta por esse tipo de hospedagem, costuma estar disposto a fazer novas amizades com gente de todo o mundo. Para quem viaja sozinho, ficar em um hostel é uma boa forma de encontrar companhia para explorar os pontos turísticos do destino que está visitando.

Quem viaja a trabalho com frequência também encontra vantagens singulares ao se hospedar em hostels. Viagens de negócio costumam envolver trabalho constante e reuniões variadas. No geral, sobra pouco tempo para aproveitar de uma infra-estrutura completa de hotel, como as piscinas, as academias de ginástica e até mesmo o spa.

Por conta disso, pagar extra para ter todas essas facilidades acaba não valendo a pena. O hostel oferece para os viajantes de negócios a oportunidade de encontrar um lugar de descanso confortável e seguro, em uma localização bastante vantajosa.

Antigamente falar em hostel era associar com um local sem a devida atenção para a limpeza e qualidade dos quartos. Só que esse conceito foi mudando e muitos países, inclusive o Brasil, priorizam o conforto dos hóspedes, além de uma bela decoração.

Hospedar-se nesse tipo de local com certeza é uma experiência nova, moderna e raramente será monótona.

Como funciona um hostel?

Os modelos de hostel e serviços oferecidos mudam de um lugar para outro. Na Oceania, por exemplo, não servem o café da manhã, ainda que vários outros continentes tenham esse benefício. Já a Europa costuma contar com hostels que realizam festas para integrar os hóspedes e fomentar novos contatos. Por lá, é comum que um dos viajantes se ofereça para cozinhar uma comida de seu país para todo o pessoal que está no hostel, assim, novas amizades vão se solidificando.

A política de um hostel (que é o que faz com que ele seja mais acessível) é a do “faça você mesmo”, portanto não espere regalias como ter as malas carregadas por um funcionário ou um telefone no quarto para falar com a recepção.

Mesmo assim, vários quartos de hostel podem ter uma infra-estrutura similar a de um hotel, com direito a ar-condicionado e minibar dentro do quarto.

Há também os tipos de hostel que negociam mão de obra em troca de hospedagem gratuita. Nessa modalidade, o viajante troca seus serviços pela facilidade de ter um ponto de descanso seguro em um destino paradisíaco. Essa é uma grande oportunidade para quem pretende conhecer vários países e tem poucos recursos.

No Brasil existem várias opções desse tipo de hostel. No geral, elas ficam localizadas nos destinos que são mais turísticos, como as principais capitais do Nordeste, no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Mato Grosso do Sul e em Curitiba. O legal é que os trabalhos realizados acabam por facilitar a realização de novas amizades e servem como experiência de trabalho, que pode permitir um aprimoramento do currículo pessoal de cada indivíduo.

Como escolher o melhor lugar para se hospedar?

A experiência de se hospedar em acomodações comunitárias pode variar muito. Se você já sabe como funciona um hostel, pode imaginar que as pessoas e a estrutura do local vão influenciar bastante. Por isso, é importante escolher bem para não entrar em nenhuma furada.

Em primeiro lugar, fique atento à localização. Uma das grandes vantagens desse tipo de hospedagem é seu posicionamento estratégico. Se for fora de mão, pode ser que você precise gastar muito com transporte, o que acaba onerando muito sua viagem. Verifique ainda se o bairro é seguro — isso é fundamental, especialmente se estiver viajando sozinho.

Outro aspecto é o tamanho. Locais muito grandes tendem a ser movimentados e trazer grande rotatividade de pessoas e funcionários. Se você deseja uma experiência mais social, opte por hostels menores. Verifique se há ou não uma programação intensa de festas e eventos. Caso você queira descanso e tranquilidade, é melhor fugir dessas opções.

Por fim, questione sobre os banheiros. Mesmo que você fique em um quarto privativo, é possível que o banheiro seja compartilhado. Se você deseja privacidade, é melhor optar por um hostel que ofereça suítes.

Pesquisar a opinião de outras pessoas pessoas também é importante. Cheque a página do hostel em que está interessado nos sites de viagem que permitam deixar avaliações. Veja se há algum comentário recorrente e se há reclamações que são constantes.

Nem sempre a experiência de uma pessoa é perfeita, mas se há uma reclamação constante, como barulho alto e espaços sujos, pode ser que isso seja algo inerente a aquele hostel específico. Por isso, pode ser interessante pesquisar outras alternativas.

Se seus amigos e conhecidos já visitaram o mesmo destino anteriormente, vale conversar com eles para ver se há alguma sugestão ou indicação de hostel. Assim, as recomendações podem ser mais personalizadas para você.

Quais são as vantagens?

Além das vantagens já mencionadas no texto, como o custo-benefício, o conforto e a localização agradável, se hospedar em um hostel pode trazer inúmeras outras vantagens que agregam na vida pessoal e até profissional muitas vezes.

Encare como uma excelente oportunidade não só de fazer amigos, conhecer outros idiomas e outras culturas, mas também de estabelecer um belo networking para o futuro. O ambiente costuma ser bem descontraído e com vários estilos e perfis de pessoas.

Além do mais, costuma existir uma cozinha comum para todos. Isso é um fator positivo para aquelas pessoas que gostam de preparar as próprias refeições e jogar conversa fora. Você também terá a vantagem de obter ótimas dicas para se adaptar bem à cidade que está visitando e até curtir pontos turísticos com seus novos amigos.

Se está viajando sozinho, pode ser uma ótima oportunidade de se enturmar!

Quais são as desvantagens?

Uma das principais queixas dos hóspedes que escolhem ficar em um hostel é a questão do banheiro compartilhado entre vários quartos. Afinal, falta a privacidade que outros tipos de hospedagem oferecem e isso atrapalha na convivência. Mas vale lembrar que alguns tipos de hostel oferecem banheiros privativos.

A questão da segurança também é um ponto importante. Nem todos os lugares possuem um ambiente tranquilo. Por isso malas e mochilas devem ser bem guardadas e você não deve deixar objetos espalhados. Uma boa dica é empacotar um cadeado junto com a sua bagagem, assim você pode trancar seu armário. Você vai conviver com vários tipos de pessoas e não há garantias de que ninguém vai mexer nas suas coisas.

Outra desvantagem que atrapalha e muito são alguns hóspedes que não entendem o que é um hostel e que não se importam se você quer dormir ou não. Apesar de não ser uma regra de todos os lugares, saiba que isso pode acontecer.

O que levar para um hostel?

Essa é uma das grandes dúvidas de quem vai se hospedar nesse tipo de acomodação pela primeira vez. Até porque é provável que você queira levar o mínimo de itens possível — principalmente se for carregar tudo sozinho.

A maioria dos hostels oferece travesseiro e roupa de cama. Entretanto, se você precisa de um cobertor ou travesseiros extras, pode ser conveniente levar os seus. Eventualmente, há cobrança de taxa pela roupa de cama extra.

Toalhas e itens pessoais, como sabonetes, nem sempre são oferecidos. Vale checar se seu hostel oferece esse tipo de facilidade. Como o banheiro é comunitário e há muita gente hospedada, não há garantias quanto à higiene desses itens. Se você quer reduzir volume, aposte nas toalhas finas de praia, aquelas que secam bem rápido.

Outra dica é levar fones e máscara de dormir. Se você dividir o quarto com muitas pessoas, não há garantias de que seu sono será preservado ou que ninguém vai abrir a janela cedo demais.

Para não passar aperto, na hora de fazer a reserva questione sobre os itens que o hostel disponibiliza e eventuais taxas a serem pagas por objetos extras.

Agora que você já sabe como funciona um hostel pode decidir com propriedade se esse tipo de acomodação é para você. O público que frequenta esses lugares é mais jovem, como mochileiros e viajantes mais despojados, mas cada vez mais viajantes da terceira idade embarcam em aventuras onde o repouso é feito em hostel.

Essa é uma ótima forma de fazer novos amigos e uma boa opção para quem está se aventurando sozinho. E há ainda a possibilidade de ficar em um quarto privativo se você não gosta de bagunça ou quer um pouco mais de segurança.

Para que tudo corra bem, faça um bom planejamento do local para onde pretende viajar, reúna o máximo de informações possíveis para evitar surpresas desagradáveis, pesquise referências sobre o hostel onde está pensando em se hospedar e saiba que, apesar das desvantagens, essa pode ser uma experiência inesquecível e interessante.

No geral, com a chegada do inverno na América do Sul, muitas pessoas deixam de viajar e preferem ficar em suas casas. É assim que a baixa temporada de turismo no Brasil se inicia. Se você é daqueles que adora viajar com preços mais em conta e agora que já sabe o que é um hostel, é hora de aproveitar para embarcar em uma aventura inesquecível.