Como ficam as viagens devido ao COVID-19 (Coronavírus)

Devido ao surto do COVID-19 (coronavírus), o governador do Rio de Janeiro decretou “medidas de enfrentamento da propagação decorrente do novo coronavírus (Covid-19)”.

Junto com as medidas tomadas estão a entrada de ônibus vindo de outras cidades e o fluxo dentro do estado, está suspensa a circulação de veículos das modalidades REGULAR, FRETAMENTO E COMPLEMENTAR, entre a Região Metropolitana (RMRJ) e os demais municípios do Estado do Rio de Janeiro. A portaria tem validade de 15 dias consecutivos ou até a revogação do Decreto Estadual n° 46.970.

São considerados municípios da Região Metropolitana: Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Magé, Tanguá, Rio Bonito, Guapimirim, Cachoeira de Macacu, Paracambi, Japeri, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo, São João de Meriti, Mesquita, Nilópolis, Queimados, Seropédica, Itaguaí e Petrópolis.

Estados que fecharam suas divisas e estão sob estado de alerta

A Agência Nacional de Transportes Terrestres publicou hoje (18/3) a Resolução nº 5.875, em que suspende o transporte internacional de passageiros, além de determinar às empresas que façam o protocolo estabelecido de higienização dos veículos. A Resolução já está em vigor e tem vigência de 60 dias, podendo ser prorrogada.

Alguns estados também fecharam suas divisas para outros estados que estão com forte propagação do COVID-19 (coronavírus), o governador do Paraná Ratinho JR proibiu a entrada de ônibus vindo dos estados de SP, RJ, BA e MG.

O governador Carlos Moisés, decretou suspensão por sete dias circulação de ônibus municipais, intermunicipais e interestaduais; o funcionamento de serviços privados não essenciais, como lojas, shoppings, academias e restaurantes; serviços públicos não essenciais, e a entrada de novos hóspedes no setor hoteleiro.

Não vai mais viajar?

Devido a isso, quem tem viagens marcadas com destinos às localidades citadas, podem remarcar ou cancelar suas viagens, sem custos, com até 4 horas de antecedência,  através do menu “Meus Pedidos” em nosso site, o bilhete não pode ter sido retirado no guichê da empresa.

Também temos a opção de abrir um chamado, solicitando o cancelamento em nosso canal de suporte para isso clique aqui para abrir a página do SAC, no horário das 08:00 as 23:00 de segunda a sexta (cancelamento fora desse horário, somente via ferramenta online no Meus Pedidos ou diretamente no guichê da empresa de ônibus), informando o número da transação ou CPF e a data da viagem, com no mínimo 4 horas de antecedência da viagem e o bilhete não tenha sido retirado no guichê da empresa.

Atenção:

  • Os cancelamentos são processados sempre a partir das 8h da manhã de dias úteis, portanto para cancelamentos em Finais de Semana deverão ser solicitados até as 23h de sexta-feira, ou diretamente no guichê da empresa de ônibus.
  • Viagens com embarque até as 12h (meio-dia) deverão ser solicitados o cancelamento até as 23h do dia anterior devido ao tempo de processamento da solicitação, ou diretamente no guichê da empresa de ônibus.

ATENÇÃO

As medidas tomadas pelos estados citados acima podem ser estendidas aos demais estados do Brasil, sendo assim, alertamos que os mesmos procedimentos de cancelamento servem para todos aqueles que precisem.

Alguns cuidados necessários

Seguindo as indicações da Organização Mundial da Saúde, recomendamos que:

  • 1. Lave bem as mãos com água e sabão
  • 2. Carregue álcool gel com você e use sempre que necessário
  • 3. Cubra o nariz e boca ao tossir ou espirrar
  • 4. Não compartilhe objetos pessoais
  • 5. Evite aglomerações

Caso o passageiro apresente qualquer sintoma do COVID-19, não indicamos que faça a viagem para preservar sua saúde e de outras pessoas.

Além disso, você pode tomar alguns outros cuidados, como, por exemplo, na escolha de uma poltrona mais distante de outros passageiros no momento da compra, pode colocar a opção de retirar a sua mala do bagageiro diretamente, além de embarcar direto no ônibus com o e-Ticket do seu celular, caso a empresa de ônibus com a qual você viajará ofereça essa opção.

Outros canais com informações sobre o Covid-19

Disque SUS – 136 (ligação gratuita)

WhatsApp Ministério da Saúde – (61) 99289-4640

Site Ministério da Saúde – www.saude.gov.br/coronavirus