Aqui você pode
pagar em até 12 vezes
  • Cartão de
    Crédito
  • Débito
    On-Line
  • Transferência
    Bancária
  • Depósito
    Bancário
  • Boleto
    Bancário
  • Correios ou
    Lotéricas

Guia para o Rock in Rio – Parte 1

Vem ano e vai ano, e o Rock in Rio continua sendo o maior festival de música do Brasil. Dia 27 de setembro começa a sequência de shows que faz muita gente esperar quase o ano todo. A festa vai até dia 6 de outubro e promete muita música. O local vai ser o Parque Olímpico do Rio de Janeiro, localizado em Jacarepaguá, na Av. Embaixador Abelardo Bueno, um espaço com 385 mil m2, e com diversas atrações e comodidades, além da música.

E se você é de fora do Rio de Janeiro e vai viajar de ônibus para curtir o maior festival de música do Brasil, esse texto é todo seu! É claro que a melhor forma de pesquisar e comprar as passagens de ônibus para o Rio de Janeiro é no Portal Rodoviariaonline. Depois, confira dicas e informações importantes, na primeira parte do Guia para o Rock in Rio.

Rock in Rio: como tudo começou

O Rock in Rio, além de se tornar um festival na cidade do Rio de Janeiro, tornou-se um conceito e foi exportado para outros países, como Portugal, Espanha e Estados Unidos. Sua primeira edição foi em 1985, com 10 dias de música na primeira cidade do rock, que ocupou uma área de 250 mil metros quadrados no Rio de Janeiro. No palco, o maior do mundo na época, com 80 metros de boca de cena, subiram 15 atrações nacionais e 16 internacionais. Na plateia: 1 milhão e 380 mil pessoas. Tudo isso aconteceu e acontece graças à dedicação do empresário brasileiro Roberto Medina, que acreditou na possibilidade de ter, no Brasil dos anos 1980, um festival desse porte, inédito na América do Sul. Quem ajudou o brasileiro a tirar o projeto do papel foi o assessor do Frank Sinatra, que marcou uma coletiva com os principais jornais americanos. Muitos apoiadores apareceram no dia seguinte.

Uma das imagens mais icônicas de 1985 foi do vocalista do Queen, Freddie Mercury, regendo a plateia durante a música “Love of my life”. O entusiasmo do público maravilhou o cantor e essa cena rodou o mundo e até hoje é importante na história do rock.

Para quem quiser conferir esse momento, dá uma olhada no vídeo abaixo:

Edições seguintes

O Rock in Rio II só foi realizado seis anos depois, em 1991, no Maracanã. A terceira edição aconteceu em 2001, trazendo novidades: foram criadas 3 tendas de arte e cultura – a Brasil, a Raízes e a Mundo Melhor. A cidade de Lisboa foi a primeira a importar o evento, em 2004, quatro anos depois foi a vez de Madrid. Depois de 10 anos fora, o Rock in Rio voltou ao Brasil em 2011. A comemoração de 30 anos de Rock in Rio marcou também a realização do evento em Las Vegas, nos Estados Unidos. Em 2016, foi criado um projeto social chamado “Amazonia Live”, que existe até hoje, e visa arrecadar fundos para viabilizar a plantação de um milhão de árvores numa área de desmatamento com cerca de 400 hectares, na região amazônica. A edição de 2017 foi marcada pela inauguração do Parque Olímpico como o novo endereço da Cidade do Rock no Rio de Janeiro.

Rock in Rio Edição 2019

O dia 27 de setembro vai ser um dia com muito groove e quebrada. No Palco Mundo se apresentam o rapper canadense Drake, autor de “God´s Plan”, “Nice for What”, “In My Feelings”, e mais 35 hits entre as 10 primeiras da lista da Bilboard. A cantora Ellie Goulding também se apresenta nesse dia. Para quem acha esse nome desconhecido, uma de suas músicas, “Love Me Like You Do” foi trilha sonora do filme “Cinquenta Tons de Cinza”. Bebe Rexha e Alok são outras atrações do mesmo dia. No Palco Sunset, atrações internacionais e nacionais se misturam e parcerias são formadas. Seal convida Xenia França, Mano Brown & Bootsy Collins, Karol Conka Convida Linn da Quebrada & Gloria Groove e Lellê & Blaya.

Drake se apresenta na primeira noite da edição 2019 do RiR. (Foto: divulgação)
Outros espaços como New Dance Order trazem as seguintes atrações: The Martinez Brothers, Nic Fanciulli, Gui Boratto, Leo Janeiro e Albuquerque, L_cio, Eli Iwasa, Roland Leesker x Bruce Leroys, Rara Djs. O Rock District será palco de Rock Street Band, Evandro Mesquita & The Fabulous Tab, Tritony Violin Trio, Notórios, Voice In e Cia. Nós da Dança. O Espaço Favela conta com Nós do Morro, Heavy Baile com mc carol & tati quebra barraco, Gabz e ABRONCA.

O dia 28 de setembro terá atrações do Rock, Indie e Hardcore. Foo Fighters, Weezer, Tenacious D, CPM 22 + Raimundos, se apresentam no Palco Mundo. Já no Palco Sunset, Whitesnake, Titãs convidam Ana Cañas, Edi Rock & Érika Martins, Detonautas & Pavilhão 9 e Ego Kill Talent. New Dance Order será palco de Nervo, KVSH, Kura, Diego Miranda, Dubdogz, Kamala, CIC, Barja e Van Breda. No Rock District se apresentarão Rock Street Band, Tritony Violin Trio, Charlie Brown Jr., Voice In e Cia. Nós da Dança. Nós do Morro, Orquestra Maré do Amanhã apresenta Rock Symphony, Batalha do Slam e Setor Bronx vão ocupar o Espaço Favela.

O dia 29 de setembro vai ser um mix de rock’n’roll com cantoras importantes da música brasileira. Sobem ao Palco Mundo Bon Jovi, Dave Matthews Band, Goo Goo Dolls e Ivete Sangalo. O Palco Sunset tem apresentações de Jessie J, IZA & Alcione, Elza Soares convida As Bahias e a Cozinha Mineira, Kell Smith e Jéssica Ellen e Plutão Já Foi Planeta e Mahmundi. New Dance Order traz Vintage Culture, Illusionize, Bhaskar, Bruno Be, Dashdot feat. Ashibah, Volkoder, Jørd e Evokings.

No Rock District, além de Rock Street Band, Tritony Violin Trio, Voice In e Cia. Nós da Dança, que se apresentaram nos outros dias, terá o show “Flausino e Sideral cantam Cazuza” e o cantor Thiago Fragoso. O Espaço Favela traz Nós do Morro, BK`, Malía e Dudu de Morro Agudo.

No Highway Stage terão shows de Os Caras & Carol, JP Bonfá e Cash Crash. Uma das novidades deste ano é o Rock Street Asia, com apresentações de grupos de cultura asiática de música e dança. São eles: Wadaiko Sho, Nine Treasures, DakhaBrakha, Equipe Chiu Ping Lok, Bollywood Brazil.

Vai de viagem para o Rio? Dicas de onde ficar

Se você vai viajar para o Rio, a primeira pergunta é: onde ficar? Primeiro de tudo é pensar em quantas pessoas são. Se você vai em família ou grupo de amigos, optar por um apartamento no Airbnb pode ser uma boa ideia. Além de economizar, um espaço só para vocês pode ser sinônimo de mais conforto e intimidade. Algumas ideias: Airbnb.

O Rock in Rio tem alguns hotéis que fazem parte da lista oficial. Eles oferecem alguns benefícios como transfer oficial, saindo da porta do hotel e com acesso exclusivo. Para isso, deve ser feito exclusivamente pelo link do site oficial do Rock in Rio que é esse aqui: Acomodação Oficial Rock in Rio.

Agora, se você quer aproveitar para conhecer pessoas, a sugestão é a busca por um hostel. Engana-se quem pensa que hostel é só para quem busca economia. O perfil de hóspede é para quem gosta de socializar e compartilhar espaços.

Para quem precisa de um espaço para guardar as coisas, a estrutura do Rock in Rio oferece duas opções de lockers: com entrada USB e sem. Sabemos que a bateria não vai aguentar os vídeos, fotos e postagens que serão feitos nesses dias, afinal é muita coisa especial para guardar só na memória. E se você não tem uma bateria extra, um carregador USB é uma boa opção. Os valores são R$ 60 com tomada USB e R$ 50 sem. Você pode comprar no dia ou pelo site oficial: Lockers Rock in Rio.

Serviço:

Festival Rock in Rio
Quando: 27 a 29 de setembro e 3 a 6 de outubro
Onde: Parque Olímpico. Av. Embaixador Abelardo Bueno, Jacarepaguá, Rio de Janeiro.
Mais informações: http://rockinrio.com/rio/pt-BR