Compartilhar:

Os apaixonados por literatura e, claro, por viajar, já estão em contagem regressiva. Começa, no dia 26 de julho, a 15ª edição da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, evento que já é tradicional no calendário da cidade de Paraty-RJ e que movimenta milhares de turistas. O evento se encerra no domingo, dia 30 de julho.

O escritor homenageado da Flip 2017 é o carioca Lima Barreto, conhecido por ter escrito o clássico da literatura brasileira “Triste fim de Policarpo Quaresma”, obra escrita em 1911 mas que só virou livro quatro anos depois. Para Joselia Aguiar, curadora da Flip deste ano, a ideia é colocar a obra de Barreto em discussão para revelar o autor inventivo e interessante que ele é.

A sessão de abertura da festa será realizada na quarta, dia 26, às 19h15, no auditório da matriz. Nela, os convidados Felipe Hirsch, Lázaro Ramos e Lilia Schwarcz vão debater sobre o tema ‘Lima Barreto: um visionário’. Após a mesa de abertura, haverá, no auditório da Praça, às 21h30, um show de abertura do pianista, arranjador e compositor André Mehmari, que apresentará uma suíte inédita criada especialmente para a Flip 2017, recital inspirado no mundo do personagem Policarpo Quaresma.

15ª edição da Flip acontece de 26 a 30 de julho, em Paraty. (Foto: flip.org.br)
Além das mesas principais que acontecem diariamente no entorno da Praça da Matriz, e que trazem grandes autores e personagens ligados ao mundo da literatura e da cultura, há ainda a programação infantil especial da Flipinha, tardes e noites de autógrafos, lançamentos de livros, intervenções poéticas e performáticas e exposições de arte. Este ano, a novidade é a entrada oficial da gastronomia na programação do evento, oferecendo ao público uma oportunidade de vivenciar a literatura de forma diferente, despertando uma conexão com os elementos locais de Paraty, como fazia o autor homenageado Lima Barreto.

Os ingressos para as mesas literárias do Programa Principal da Flip 2017 já estão à venda pelo site da Tickets for Fun. Cada ingresso custa R$ 55,00 (inteira) e R$ 27,50 (meia-entrada). Para conferir a programação complete visite o site oficial da festa.

Além de participar de um evento literário da importância da Flip, você aproveita para conhecer Paraty, uma cidade singular, de patrimônio material e imaterial riquíssimo, que une história, preservação e natureza em um só lugar, proporcionando momentos incríveis! Aproveite já a facilidade e compre suas passagens pelo Portal Rodoviariaonline!