Aqui você pode
pagar em até 12 vezes
  • Cartão de
    Crédito
  • Débito
    On-Line
  • Transferência
    Bancária
  • Depósito
    Bancário
  • Boleto
    Bancário
  • PicPay

De 29 de janeiro a 02 de fevereiro acontece o 8º Festival Internacional de Capoeiragem. Para um festival que carrega tamanha importância, o melhor lugar para sua realização é o de nascimento da capoeira, no caso, a Bahia. Salvador, berço da cultura afro-brasileira, é repleto de marcos da capoeira, como também cidade natal dos mais famosos mestres nesta arte. Pelas ruas da cidade, o registro físico da sua história.

8º Festival Internacional de Capoeiragem

O local escolhido para sediar o 8º Festival Internacional de Capoeiragem é o Forte da Capoeira. Desde 1981, ele foi utilizado por discípulos de dois dos principais mestres baianos. Lá funcionava a Academia de João Pequeno, discípulo de Mestre Pastinha, e do Mestre Eziquiel, discípulo do Mestre Bimba. O Grupo de Capoeira de Angola Pelourinho (GCAP), de Mestre Moraes, passou a ocupar o segundo pavimento, um tempo depois.

“Quando escolhemos o Forte da Capoeira para sediar o evento é porque ele tem todos os elementos que necessitamos, espaço, história, proximidade com os Mestres antigos que lá frequentam, beleza e muita energia.”, escreveu a organização em seu site oficial. “A Capoeira, de uma maneira geral, está passando por um momento de reflexão e atitudes cada vez mais voltadas para suas raízes. A nossa intenção é contextualizar, dentro dessa conjuntura, de maneira mais forte nesta 8ª edição, a musicalidade da Capoeira, ‘causos’ de Mestres antigos e histórias sobre o Maculelê e o Samba.”, disse o Mestre Balão, Presidente do Instituto CTE Capoeiragem.

Programação

A abertura do 8º Festival Internacional de Capoeiragem é no dia 29 de janeiro, no Forte da Capoeira. Lá pelas 19 horas vai começar uma Roda de Mestres, com a Orquestra OBA DX (Xequerê), trazendo homenagens ao Professor Coruja e aos Mestres Moa, Nelito, Messias (in memoriam), Suassuna e Boa Gente. O credenciamento do evento será feito na quinta-feira, às 14 horas. Ainda no dia 30 de janeiro estão marcadas as oficinas de Capoeira com o Mestre Paulinho Sabiá e o Mestre Suassuna, das 16 horas até as 19h15. A partir daí começa a Roda com os participantes das duas oficinas.

Às 20h30 tem início a Palestra Maculelê, com a Professora Emília Biancardi e os debatedores: Antônio Liberac e Mestre Macaco de Santo Amaro. No Espaço Criança, das 16 horas às 18 horas tem Etapa Infantojuvenil do Torneio Ubuntu (alunos dos 6 aos 9 anos).

Na sexta-feira, dia 31 de janeiro, às 15 horas tem visita guiada ao Forte da Capoeira, com o Professor Jaime Nascimento, com duração de 40 minutos. Às 16 horas tem Oficina de Capoeira Regional com o Mestre Nenel e às 17h45 tem Oficina de percussão “Mãos no Couro” com o Contramestre Xequerê. Às 18h30 começa a Oficina de Maculelê com a Contramestra Carol. Lá pelas 19h15 tem Batizado e Troca de Graduação. Para finalizar, os Mestres Suassuna e Gajé falam de Vivência Musical: “Causos e cantigas”. No Espaço Criança, das 16 horas às 18 horas tem Etapa Juvenil do Torneio Ubuntu (alunos dos 10 aos 13 anos).

Eventos especiais

O sábado traz uma programação diferente para o 8º Festival Internacional de Capoeiragem. Durante a manhã, a partir das 08h30 tem Tour Capoeirístico pelo centro histórico de Salvador. À tarde começa com lançamento de livros, e logo depois a Vivência: Ação Griô com o Mestre Boa Gente. Às 16 horas tem uma Homenagem aos Mestres e Contramestres do grupo e Formatura, seguida pelo Esquente com o Mestre Tonho Matéria para a ação na Festa de Iemanjá.

Domingo, dia 02 de fevereiro é Dia de Iemanjá, e na Bahia, isso se torna uma festa imensa. Como a capoeira vem diretamente da cultura afro-brasileira, não tem como ficar de fora de uma comemoração dessas, não é mesmo? A turma vai se reunir no Largo da Mariquita, pela madrugada, para participação da Capoeira na Festa de Iemanjá com os Mestres Tonho Matéria, Balão e convidados.

O público feminino vai contar com um espaço próprio no 8º Festival Internacional de Capoeiragem. O Espaço Capoeira Mulher traz depoimentos de capoeiristas mulheres convidadas para falar sobre conquistas, preconceito, projetos, beleza, no âmbito da capoeiragem. Os encontros vão acontecer de quarta a sábado das 19 horas às 21 horas.

Se você acompanha a gente por aqui, sabe que a melhor forma de pesquisar e comprar as passagens de ônibus para Salvador é no Portal Rodoviariaonline. Aproveite o evento e não se incomode com o trajeto. Deixe por nossa conta!

Serviço:

8º Festival Internacional de Capoeiragem
Data: 29 de janeiro a 02 de fevereiro de 2020
Local: Forte da Capoeira
Endereço: Largo de Santo Antônio Além do Carmo, s/n – Santo Antonio, Salvador – BA
Mais informações: https://festivalcapoeiragem.com.br/