Aqui você pode
pagar em até 12 vezes
  • Cartão de
    Crédito
  • Débito
    On-Line
  • Transferência
    Bancária
  • Depósito
    Bancário
  • Boleto
    Bancário
  • PicPay

De 6 a 10 de novembro acontece, em Maringá, a sexta edição da Festa Literária Internacional de Maringá – a Flim 2019. Com o tema “Conexões”, a Flim traz uma programação diversificada que inclui bate-papos, oficinas, palestras, contações de histórias, performances teatrais e musicais, entre outros. O tema será uma possibilidade de se discutir os desafios dos segmentos do campo literário frente as inovações tecnológicas que surgiram nos últimos anos, alterando a relação entre o leitor e o livro.

Pegando carona no conceito da inovação, a comissão organizadora da Flim propôs uma mudança no sentido da escolha do escritor homenageado. Este ano, a homenagem será à célebre série Vaga-lume, da editora Ática –  coleção de livros infantojuvenis que começaram a ser publicados em 1973, e que rapidamente se popularizaram entre os estudantes, tornando-se a principal referência literária de, pelo menos, três gerações de crianças e jovens do país. A série tem mais de 100 livros em seu catálogo, sendo que os 10 primeiros foram relançados, com novo projeto gráfico, em 2015.

festa literária internacional de maringá

Programação

Com a curadoria do jornalista e escritor Rogério Pereira, a Festa Literária Internacional de Maringá promoverá bate-papos com escritores de destaque dentro e fora do Brasil. a palestra mais disputada do primeiro dia do evento é a do jornalista Zeca Camargo, que vai falar sobre a biografia da cantora Elza Soares, obra que lançou em 2018, no auditório Sertões, às 19:30.

O carismático jornalista Xico Sá também marcará presença na Flim, na palestra “O múltiplo Xico”, que acontecerá no dia 7, também em horário nobre (às 19:30). Entre os convidados ilustres, também está o escritor e roteirista Marçal Aquino, que teve uma de suas obras – A Turma da Rua Quinze – publicado pela série Vaga-lume, em 1990. Aquino vai participar da mesa “Letras em grandes telas” ao lado da escritora Giovana Madalosso, às 19h30 do dia 8 de novembro, no auditório Sertões.

A artista Fernanda Takai também é um destaques da programação da sexta edição da Festa Literária Internacional de Maringá. Cantora, compositora e escritora, dedica-se à crônica e à literatura infantojuvenil. Vai participar de um bate-papo sobre Prosas e Versos no dia 10, às 19 horas, no auditório Sertões. E ainda tem muito mais: Contardo Calligaris (Itália), António Antunes Fonseca (Angola), Scholastique Mukasonga (ruanda e França), Prisca Agustoni (Suíça e Brasil), Marcelino Freire, Daniela Arbex, entre outros.

A programação musical traz shows de Morais Moreira, Tulipa Ruiz e a Orquestra CDM do Sesc Maringá. Há, também, exposições, workshops, cursos, etc. Confira a programação completa da Flim 2019 clicando aqui.

A poesia está no ar

Você sabe o que é slam? São “batalhas de versos falados” nas quais o artista tem um tempo determinado para apresentar sua performance. Depois, são dadas notas por um júri e os melhores colocados passam para a próxima etapa. No slam de poesia surda e poesia ouvinte, a oportunidade de expressar a arte genuína é dada para todos: intérpretes auxiliam no intercâmbio de linguagem enquanto plateia e participantes descobrem o fazer poético do outro. E a Festa Literária Internacional de Maringá vai reservar um espaço especial para o Slam: poesia surda e poesia ouvinte. As batalhas ocorrerão no auditório Capitu, no dia 9 de novembro, às 18:30.

Sobre a Flim

Festa Literária Internacional de Maringá foi criada em 2014 com o objetivo de movimentar as áreas que compõem o universo literário em aspectos como livro, leitura, literatura, bibliotecas, entre outros. É um espaço amplo e democrático onde conceitos e ideias podem ser discutidos com o propósito de criar, dinamizar e ampliar ações que possibilitem o tão almejado aumento do percentual de leitores em nosso país.

Serviço:

6ª edição Flim – Festa Literária Internacional de Maringá
De 6 a 10 de novembro
Estacionamento do Estádio Regional Willie Davids.
(Av. Prudente de Moraes, esquina com a Av. Duque de Caxias).
Maringá – PR
Informações e inscrições: http://festaliterariademaringa.com.br/

Quer viajar de ônibus para Maringá? Economize tempo, pesquisando e comprando de forma segura pelo Portal Rodoviariaonline. Aqui você pode parcelar suas passagens de ônibus em até 12x. Aproveite!