Compartilhar:

A partir do dia 1° de novembro, a cidade de Porto Alegre realiza a Feira do Livro, com uma  programação cultural considerável, e venda de livros nacionais e estrangeiros com preços reduzidos. São sete mil metros quadrados destinados a literatura, com 91 bancas de vendas da Área Geral, 12 na Área Infanto Juvenil, e 5 na Área Internacional. Há ainda a Estação da Acessibilidade, que oferece passeios guiados para cegos e surdos, tradução em libras e empréstimo de cadeiras de rodas. A feira funciona até o dia 19 de novembro, na Praça da Alfândega, no centro histórico da capital gaúcha.

A Feira do Livro de Porto Alegre está na sua 63° edição, e traz uma média de dois mil escritores que farão sessão de autógrafos. Entre eles, estão dois dos principais autores de literatura africana, Mia Couto e Ondjaki, para autógrafos e bate-papo no dia 13 de novembro. Também recebe a escritora francesa da Teoria Queer, Marie-Hélène/Sam Bourcier no dia 19, para uma conversa sobre gêneros e sexualidade, com mediação de Nanni Rios, jornalista, feminista atuante. Wole Soyinka, ganhador do Nobel de Literatura em 1986, participa de uma conferência no dia 19, com direito a uma sessão de autógrafos do seu livro “O Leão e a Joia”.

Ainda haverá um debate com o norueguês Dag Øistein Endsjø, sobre seu estudo realizado na relação existente entre religião e sexualidade, no dia 3 de novembro, com mediação de José Roberto Goldim. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-RS) promoverá uma série de debates com escritores, como  Altair Martins, Monique Revillion , Samir Machado de Machado e Carol Bensimon, sobre a criação de cenários na ficção, chamado de “Arquitetura do Imaginário”.

A primeira edição foi em 1955, e desde então foi considerada o maior evento a céu aberto, do gênero. Recebeu da Presidência da República, em 2006, a medalha da Ordem do Mérito Cultural, bem como foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. Em 2010, a Prefeitura da cidade registrou a feira como bem no Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade. Entre os patronos, estão autores de peso, como Mário Quintana, Monteiro Lobato, Luis Fernando Verissimo, Caio Fernando Abreu, Lya Luft, entre outros.

 

SERVIÇO:

63ª Feira do Livro de Porto Alegre

De 1º a 19 de novembro de 2017
Praça da Alfândega
Centro Histórico – Porto Alegre/RS

Horário de funcionamento

Área Infantil
Bancas: 10h às 20h30
Programação: 9h às 20h30

Área Geral e Internacional

Dias úteis e domingo: 12h30 às 20h30
Sábado: 10h às 20h30