Compartilhar:

Recife e Olinda são duas cidades que estão entre as que mais recebem turistas, brasileiros e estrangeiros, na época do Carnaval. Isso porque as cidades pernambucanas esbanjam personalidade na hora de agitar os foliões. A diversidade dos ritmos musicais e a valorização da cultura e atração locais são os pontos altos da festa.

A abertura oficial do carnaval em Recife acontece na sexta, dia 9 de fevereiro, coincidentemente no dia do Frevo. Como não poderia ser diferente, a festa vai começar com uma grande homenagem ao ritmo pernambucano, tão tradicional. Os artistas Nena Queiroga e Jota Michiles, que também são os homenageados da festa deste ano, farão shows gratuitos ao público na Praça do Marco Zero, no bairro do Recife. Durante o show, os artistas receberão convidados para ajudar a animar a festa, como Lenine e Geraldo Azevedo. Também haverá a apresentação do espetáculo musical ‘O Frevo no Mundo’, que busca contar a história do ritmo.

O Carnaval de Recife é famoso por exibir seus tradicionais blocos carnavalescos, que iniciam a festa já pela manhã e se encerram no final da tarde. Esse é o caso do Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do mundo, que já ostenta quatro décadas de tradição. A concentração do Galo da Madrugada tem início às 7 da manhã do sábado, dia 10, em frente ao Forte das Cinco Pontas. A saída do bloco é prevista para às 9h30 e o trajeto inclui a Rua Imperial, Praça Sérgio Loreto e as Avenidas Dantas Barreto e Guararapes. A participação no bloco é gratuita, porém os foliões que optarem por mais conforto, podem escolher entre um dos camarotes localizados no percurso do Galo da Madrugada. Claro que o conforto tem seu preço, mas os ingressos normalmente incluem comidas e bebidas à vontade.

Ao total, serão 43 polos de folia espalhados pelos bairros de Recife, que ofereceram atrações gratuitas e de qualidade, sendo a maior parte da programação dedicada aos artistas pernambucanos. Locais ou não, há opções para todos os gostos: Lenine, Gaby Amarantos, Paralamas do Sucesso, Natiruts, Fafá de Belém, Skank e Nando Reis são algumas das atrações já confirmadas. Saiba da programação completa do Carnaval de Recife clicando aqui.

E quem estará em Recife, certamente não vai deixar de aproveitar a folia na cidade vizinha, Olinda. Popularmente conhecida pelo desfile dos seus bonecos gigantes, Olinda oferece muita diversão ao som de frevo, maracatu, coco, samba e afoxé. Suas ruas históricas ganham um colorido especial, já que são enfeitadas por bandeirolas e sombrinhas de frevo. E se você quer garantir um bom lugar, a recomendação é chegar cedo, já que às 9 horas da manhã a cidade já está tomada de turistas em busca de folia. Saiba mais detalhes sobre a programação do Carnaval de Olinda aqui.

Gostou da ideia de curtir o Carnaval em Recife? Então compre agora suas passagens de ônibus pelo Portal Rodoviariaonline e boa viagem!