Aqui você pode
pagar em até 12 vezes
  • Cartão de
    Crédito
  • PicPay
  • Transferência
    Bancária
  • Depósito
    Bancário
  • .
  • .

De 15 a 26 de janeiro de 2020 acontece, na capital paranaense, a 37ª Oficina de Música de Curitiba. Um dos eventos mais importantes do calendário cultural da cidade, a Oficina de Música atrai de amadores a músicos profissionais de diversas regiões do país. São disponibilizadas mais de duas mil vagas, em 108 cursos, divididos em quatro categorias.

Homenageado

A edição 2020 da Oficina de Música de Curitiba vai homenagear o compositor erudito alemão Ludwig van Beethoven, no ano em que acontecem as comemorações pelos 250 anos do seu nascimento. A escolha de Beethoven vem de encontro com o mote inclusivo do evento, que destaca a participação de pessoas com deficiência em cursos gratuitos e apresentações.

Beethoven começou a ficar surdo um pouco depois dos 20 anos e a surdez foi avançando, até que deixou de ouvir completamente década antes de morrer. Mesmo assim, o compositor escreveu cerca de 200 peças e atingiu o grau máximo de qualidade técnica musical com a ajuda da memória auditiva.

Entre suas criações estão sonatas, sinfonias, concertos e óperas que retratam sentimentos diversos como o trágico, o burlesco, o sentimental, o idílico e o romântico. Sua última obra foi a Sinfonia nº 9 em Ré Menor, composta em homenagem a Frederico Guilherme III, Rei da Prússia.

O gênio da música erudita escrevia a 10ª Sinfonia quando morreu em Viena, em 1827, aos 57 anos, vítima de cirrose hepática. Reconhecido por seu apuro técnico e popular ao mesmo tempo, teve seu cortejo fúnebre acompanhado por milhares de pessoas. Muitas de suas peças estarão na programação das apresentações para música de câmara e sinfônica, que serão feitas por músicos professores da Oficina de Música.

Cursos

Entre os cursos oferecidos em quatro categorias – popular, antigo, erudito e música e tecnologia – ofertas de cursos pagos e gratuitos. Alguns exigem uma pré-seleção, já que é necessário um conhecimento específico. Na categoria MPB, há dois cursos oferecidos para inclusão: Fundamentos do Sistema Braille e da Musicografia Braille e Prática de Conjunto para Pessoas com Deficiência Visual, ambos ministrados por Luiz Amorim.

As crianças também terão espaço dentro da Oficina de Música de Curitiba. A maioria dos cursos de Musicalização Infantil acontecerão nas regionais da prefeitura, espalhadas pela cidade. Porém o evento todo tomará diversos espaços culturais de Curitiba, como a Capela Santa Maria, o Teatro Guaíra, Teatro do Paiol, Canal da Música e o Conservatório de MPB de Curitiba.

Para saber mais sobre os cursos oferecidos pela Oficina de Música de Curitiba, visite o site oficial do evento: www.oficinademusica.org.br

Comunicação facilitada

Este ano, os alunos da 37ª Oficina de Música de Curitiba contam com uma novidade: um serviço automatizado, via WhatsApp, específico para informações sobre o evento.

Criado pela Prefeitura Municipal de Curitiba, o serviço se comunicará por mensagens de texto. Basta adicionar um número (41 9876-2903) aos contatos do celular e enviar um “olá” pelo aplicativo do WhatsApp.

O robô responderá com algumas opções e basta responder quais informações quer receber. Neste caso, “37ª Oficina de Música”.

As informações serão especificas sobre as trocas de salas, programação, curiosidades e outros conteúdos de interesse da Oficina de Música.

O público em geral também pode participar do evento, prestigiando as apresentações de alunos e professores dos cursos. São dezenas de espetáculos na programação. Verifique datas, horários no site oficial,

Para comprar passagens de ônibus para Curitiba de forma rápida e segura, basta procurar as melhores opções de datas e horários no Portal Rodoviariaonline. Aproveite!

Serviço:

37ª Oficina de Música de Curitiba
De 15 a 26 de janeiro de 2020
Inscrições e informações: Para saber mais sobre os cursos oferecidos pela Oficina de Música de Curitiba, visite o site oficial do evento: www.oficinademusica.org.br