Compartilhar:

Anualmente, a charmosa cidade de Holambra, em São Paulo, realiza um evento muito especial: a Expoflora. Este ano, ele acontecerá de 25 de agosto a 24 de setembro de 2017, de sexta a domingo, mas também abrirá durante o feriado da Independência do Brasil, dia sete de setembro. O horário de funcionamento é das 9 às 19 horas e o ingresso custa R$ 46,00. O evento é realizado no parque Expoflora, com 250 mil metros quadrados de extensão, divididos em três pavilhões (Shoppings Vermelho, Verde e Azul) e uma ótima infraestrutura para receber os visitantes.

Holambra foi formada por uma colônia holandesa que desembarcou no país após a Segunda Guerra Mundial, e seu nome é a combinação de três primeiras letras de Holanda, América e Brasil. Assim a cidade carrega um pouco dessa cultura europeia, com calçadas feitas em pedras portuguesas, e ornamentada por desenhos de tulipas, tamancos e moinhos. Atualmente a cidade é responsável pela produção de 50% do comércio brasileiros de flores e plantas ornamentais.

Quando surgiu a Expoflora

A ideia de realizar um evento foi no início dos anos 80, para divulgar a cultura holandesa e a técnica em arranjos florais e paisagismo. Assim, em 1981 a Cooperativa Agropecuária Holambra, realizou a primeira festa que durou um final de semana e recebeu 12 mil visitantes. Em 1989, expandiu as atrações da festa em música, comidas típicas, danças folclóricas e chope e aumentou o número de visitantes, 150 mil pessoas.

Na edição da Expoflora 2016 foram apresentadas algumas novidades no setor de floricultura aos 328 mil turistas que passaram por lá. Uma delas é mais de um botão de rosa ou broto na mesma haste, outra foi a rosa spray na cor verde clara, e também petúnias em formas de coração, violetas dobradas, kalanchoe na cor sweet pink, e três variedades de orquídeas.

Principais Atrações

Além do lançamento das novidades, a Expoflora tem uma série de atrações. No final da tarde, acontece a “Parada das Flores”, que é um desfile de artistas com suas performances, músicos e carros alegóricos carregados de flores, no Palco do Moinho. O trajeto termina com a “Chuva de Pétalas” em que mais de 150 quilos de pétalas de flores são jogadas no ar por um canhão especial. Essa quantidade equivale a 800 dúzias ou 18 mil botões de rosas.

Há ainda um hall de exposições com mais de 2500 variedades, entre flores, plantas e arranjos. O colorido é ponto marcante que recebe os visitantes. Também é possível encontrar ambientes belíssimos preparados por paisagistas, decoradores e designers de interiores, que servem como inspiração para transformar sua casa.

Ainda fazem parte da Expoflora as apresentações musicais e performances. Para homenagear a cultura holandesa, 300 bailarinos apresentam-se diariamente as 14h30. Todos os grupos têm nomes de flores e as danças têm inspiração nas histórias, tradições e colheitas, com suas valsas, marchas, mazurcas e “schots”, ou xote. A culinária holandesa é uma atração a parte, com pannekoek (panquecas) ou poffertjes (minipanquecas doces), vis holand (peixe holandês), batata holandesa, entre outras delícias servidas em restaurantes do evento. Para finalizar, ainda pode-se visitar o Maior Moinho Típico Holandês da América Latina, e os campos de flores.

Precisando realizar um desejo? Dizem que quem pegar uma pétala no ar, durante a Chuva de Pétalas, tem seu pedido realizado! Permita-se aproveitar o melhor que a cidade de Holambra tem a oferecer!

Serviço

Expoflora de Holambra 2017
Data: 25 de agosto a 24 de setembro, de sexta a domingo.
Local: Parque Expoflora.
Endereço: Nassau, 675, Alameda Maurício de Nassau – Centro, Holambra – SP.
Horário: das 9 às 19 horas
Ingressos: R$ 46,00 na bilheteria
Contato: (19) 3802-1421 e expoflora@expoflora.com.br