Aqui você pode
pagar em até 12 vezes
  • Cartão de
    Crédito
  • Débito
    On-Line
  • Transferência
    Bancária
  • Depósito
    Bancário
  • Boleto
    Bancário
  • PicPay

De 9 de outubro de 2019 a 2 de fevereiro de 2020 acontece, em São Paulo, a 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc Videobrasil – Comunidades Imaginadas. Ela reúne mais de 60 obras e duas coleções, 55 artistas de 28 países, entre vídeos, pinturas, fotografias e instalações. Inspirado na presença dos nacionalismos para a compreensão das disputas que marcam o nosso tempo, ele ocorre no Sesc 24 de Maio.

A Bienal

A 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Comunidades imaginadas toma de empréstimo o título do clássico estudo de Benedict Anderson para pensar nos tipos de organização social e comunitária que existem para além, às margens ou nas brechas dos Estados-nação: comunidades religiosas ou místicas, grupos refugiados de seus territórios originais, comunidades clandestinas, fictícias, utópicas ou aquelas constituídas nos universos subterrâneos de vivências corporais, sexuais.

Por isso, os trabalhos trazem obras de autoria de artistas indígenas ou de povos originários do Brasil, Estados Unidos, Canadá, México, Peru e Nova Zelândia com Alberto Guarani, Jim Denomie, Alto Amazonas Audiovisual, Claudia Martínez Garay e outros. Também abordam o  o universo cuir/LGBT com os artistas Aykan Safoĝlu, Megan-Leigh Heilig, Nilbar Güreș, Paulo Mendel & Vitor Grunvald.  As questões raciais são expressadas nas obras de Emo de Medeiros, Nelson Makengo, Thierry Oussou, Jonathas de Andrade. A essas e tantas obras vêm somar-se projetos de cinco artistas convidados – Andrea Tonacci, Hrair Sarkissian, Teresa Margolles, Rosana Paulino e Thierry Oussou.

Artistas

A Associação Cultural Videobrasil e o Sesc São Paulo anunciam a lista de 55 artistas e coletivos participantes da 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Comunidades imaginadas, exposição e programa público de eventos dedicados à produção do Sul Global, que acontece entre 9 de outubro de 2019 e 2 de fevereiro de 2020 no Sesc 24 de Maio, em São Paulo.

Ao todo, 2.280 artistas de 105 países inscreveram obras na convocatória da 21ª Bienal. Formada pela diretora artística Solange O. Farkas e pelo trio de curadores Gabriel Bogossian, Luisa Duarte e Miguel López, a equipe curatorial foi responsável pela seleção, bem como pela escolha dos artistas convidados. Participaram ainda do júri de seleção os curadores Alejandra Hernández Muñoz, Juliana Gontijo e Raphael Fonseca.

A melhor forma de pesquisar e comprar as passagens de ônibus para São Paulo é no Portal Rodoviariaonline.

SERVIÇO

21ª BIENAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA SESC _VIDEOBRASIL I
COMUNIDADES IMAGINADAS
De 9 de outubro de 2019 a 2 de fevereiro de 2020
De terça a sábado, das 9h às 21h; domingos e feriados, das 9h às 18h
www.bienalsescvideobrasil.org.br
facebook.com/ACVideobrasil
instagram.com/videobrasil

SESC 24 DE MAIO
Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo, 300m do metrô República
Fone: (11) 3350-6300
Horário de funcionamento da unidade
Terça a sábado, das 9h às 21h; domingos e feriados, das 9h às 18h.
Facebook: facebook.com/sesc24demaio