Compartilhar:

Acontece, de 6 a 10 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro, a vigésima edição do CBCENF – Congresso Brasileiro dos Conselhos Regionais de Enfermagem. O evento movimenta milhares de pessoas de todo o país, ligadas à área da saúde, para participar das palestras, mesas de debate, minicursos e apresentação de trabalhos acadêmicos. O CBCENF acontece anualmente e é itinerante. Esse ano, o local escolhido para a realização do congresso foi o RioCentro.

Maior evento anual da área de Saúde na América Latina, organizado pelo COFEN – Conselho Federal de Enfermagem –  o  20º CBCENF receberá encontros internacionais, incluindo a Conferência Latinoamericana e Caribenha de Enfermagem, a Reunião da Junta Diretiva do CIE e o Encontro Latinoamericano de Enfermagem em Saúde Mental. Este ano, o tema central  será “Dimensões do Cuidado de Enfermagem: Interfaces nos Cenários da Prática Profissional”.

A palestra magna de abertura do 20º CBCENF já mostra a qualidade da programação. Quem dará as boas-vindas aos quase 8 mil participantes será o teólogo Leonardo Boff, que falará sobre o tema “Cuidar da Vida: Sustentabilidade, Espiritualidade e Resiliência”. Estão confirmadas, ainda, palestras do filósofo Leandro Karnal (8/11) e o médico Drauzio Varela (9/11), autor do livro Estação Carandiru, que apresentará análise do atendimento da população pelo SUS e planos de saúde.

Um dos destaques da programação do congresso deste ano é o debate sobre as políticas de saúde que envolve o público LGBT no Brasil. Os palestrantes da mesa-redonda intitulada LGBT abordarão a Política Nacional de Saúde Integral LGBT, questões relacionadas a identidade de gênero e as especificidades na saúde da população LGBT. Tema extremamente importante e que merece muita atenção.

As inscrições online para o 20º CBCENF já foram encerradas, mas ainda é possível se inscrever pessoalmente, no local do evento, a partir do dia 06 de novembro. Confira a programação completa no site oficial do evento e as passagens de ônibus, você já sabe: basta pesquisar a melhor opção no Portal Rodoviariaonline e garantir a sua viagem ao Rio de Janeiro de forma tranquila e segura!