Compartilhar:

Ouvir falar em bolinho de carne, kibe, aquele pastelzinho, camarão, umas iscas de peixe, bolinho de bacalhau, ou uma costelinha, dá aquela água na boca? Então se prepare! Abril está chegando e vem com ele a 19ª edição do Comida di Buteco. Ele tem início no dia 13 de abril, tem duração de um mês e vai acontecer em 21 regiões do Brasil simultaneamente. Até o dia 13 de maio, 600 butecos vão concorrer nessa disputa saborosa que tem como tema “Transformar vidas através da cozinha de raiz – Buteco extensão de sua casa”.

Ele foi criado no ano de 2000 com a finalidade de resgatar e valorizar a cozinha de raiz. E, afinal, quem é que não gosta de apreciar uma comida de buteco bem feitinha e saborosa? Mas para participar do Comida di Buteco, os estabelecimentos não podem ser redes ou franquias, e sim negócios gerenciados pelos próprios donos. Este ano, o concurso angariou uma nova cidade: Florianópolis! E outra novidade importante é que o preço do petisco participante do concurso será mantido em R$ 25,90 e unificado para todo o país.

Como funciona

A ideia do concurso é eleger o Melhor Buteco de cada cidade participante. O tema da edição de 2018 é livre, e na primeira etapa os butecos devem apresentar os tira-gostos que foram criados para a competição. São quatro categorias a serem avaliadas: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O público e os jurados selecionados visitam, experimentam e votam, 50% para o público e 50% para os jurados. É importante verificar que o petisco tem 70% do peso da nota, sendo 10% para cada uma das outras categorias.

Em junho, os butecos que ganharem como o melhor da cidade terão uma nova votação: Melhor Buteco do Brasil. As categorias são as mesmas, e cada vencedor irá receber dois jurados de fora e um da mesma cidade. Em 2017 participaram 5 milhões de pessoas, que visitaram os estabelecimentos atrás do concurso. Além disso, contou com um total de 520 mil votos, causando grande impacto na cadeia produtiva.

Aproveite essa grande festa gastronômica para visitar os butecos de várias cidades! Escolha seu destino, compre já suas passagens no Portal Rodoviariaonline e boa viagem!