No dia 22 de agosto é comemorado o Dia do Folclore, pois foi nessa data que o termo “folklore” foi inventado pelo estudioso William John Thoms, que é a junção de duas palavras em inglês “Folk + Lore”, que traduzindo literalmente temos algo como “ciência das tradições” ou uso da cultura popular.
Mas o que é o Folclore? Você também está se perguntado? Então vem comigo que vou explicar certinho e de quebra você conhece alguns lugares para explorar a cultura brasileira.
Desde a infância dos nossos pais e até mesmo avós, assistimos o Sítio do Picapau amarelo, um seriado que passava na TV, hoje em dia não é mais televisionado, mas garanto que muita gente se lembre dele.
Lá existiam alguns personagens do Folclore brasileiro, sendo eles: a Cuca, um jacaré que era uma bruxa que vivia em uma gruta na floresta e o Saci Pererê, um menino negro sem uma perna, que usa um gorro vermelho na cabeça e fuma cachimbo, em alguns episódios podemos contemplar também o Curupira, um menino com os cabelos de fogo e os pés virados para trás, a Iara, uma sereia de água doce, entre outros personagens marcantes do nosso Folclore.
Mas você sabia que o Folclore vai muito além desses personagens? Quando falamos de Folclore, falamos também das culturas e tradições do povo brasileiro, a sua identidade visual. Citamos alguns deles:
Bumba Meu Boi
O bumba meu boi, também conhecido como boi bumbá, é uma das danças mais conhecidas do folclore brasileiro, essa dança foi trazida para o Brasil através de alguns colonizadores portugueses, misturando-se à cultura indígena e de alguns países da África.
Cultura forte nas regiões Norte e Nordeste, os folcloristas acreditam que o nascimento do bumba meu boi se deve à expansão do chamado Ciclo do Gado, quando o animal no séc XVII, ganhou grande importância nas fazendas da região.
Algumas cidades festejam essa festa junto com as comemorações juninas, misturando as tradições, assim se completando.
Sabemos que em cada região o nome e história podem mudar, mas de um modo geral, o bumba meu boi conta que um casal de escravos estava esperando seu primeiro filho, eis que a mulher sente vontade de comer língua de boi, o marido para satisfazer a vontade da esposa, mata o boi do fazendeiro, não sabendo que se tratava do animal de estimação do dono.
O fazendeiro fica sabendo e manda prender o escravo e vai atrás do seu boi, ao encontrá-lo morto pede que o pajé de uma tribo indígena o ressuscite e assim acontece. Por isso a festa, para comemorar a volta dos mortos do boi do fazendeiro.
Festas Juninas
É uma tradicional festa popular brasileira, conhecida em todo Brasil, realizada no mês de junho, comum em todas as regiões sendo mais forte no Nordeste, no começo sendo uma festa estritamente religiosa era realizada em homenagem a santos como São João e Santo Antônio.
Hoje em dia as festas juninas são comemorações com muita cultura e folclore, sendo estendida também para o mês de julho, aproveitando ao máximo as festividades. Na maioria existem pratos típicos, como quentão, bebida feita de vinho e pinga, paçoca, pamonha, pé de moleque, maçã do amor, canjica entre outras comidas da região.
Cada região tem seus trajes, adornos e danças típicas, usando muitos instrumentos musicais e coreografias ensaiadas o ano todo. A mais tradicional é a quadrilha, uma dança típica, trata-se de um casamento caipira, onde existe os noivos (na frente), os pais, padrinhos e convidados, cheio de desafios e coreografias, o narrador por sua vez da todo o toque de humor e o sotaque da roça.
Carnaval
Sendo uma das festas mais famosas do Brasil conhecida internacionalmente, o Carnaval sem dúvidas é o que mais movimenta a economia brasileira, acontecendo em fevereiro ou março, a festa antecede a Quaresma católica.
Cada região recebe a festa de uma maneira, mas em geral são comemorações de rua, com pessoas fantasiadas, pulando atrás de trios elétricos, bebendo, dançando e se divertindo.
Em Pernambuco, por exemplo, as festas são marcadas pelo desfile dos Bonecos de Olinda e o frevo pernambucano, já em São Paulo e no Rio de Janeiro são feitos desfiles de escolas de samba no Sambódromo do Anhembi (SP), e no Sambódromo da Marquês de Sapucaí (RJ), são feitos desfiles e no final das festividades escolhem uma escola ganhadora, esse evento atrai turistas do mundo inteiro.
Agora que você já conhece um pouco do Folclore brasileiro, que tal viajar para alguma cidade do Brasil e se maravilhar com a sua cultura? Acesse o site da Rodoviariaonline e garanta a sua passagem, você pode pagar em até 12X no cartão de crédito.