A viação Expresso Araguari tem o início da sua história no final da década de 50, com o transporte intermunicipal de passageiros. Seu fundador foi Francisco Borges de Sousa, conhecido também como “Chico Novato”, que depois de anos trabalhando como motorista, abriu seu próprio negócio. A Expresso Novato realizava a prestação de serviços com transporte de cargas e a Expresso Araguari, transportava os passageiros. O crescimento durante os anos que se passaram foi tanto, que houve a necessidade de aumentar o número de filiais nos estados de Minas Gerais, Goiás e São Paulo.
“Seu Chico”, que sempre foi muito ativo na empresa, e chegou a dirigir ele mesmo alguns de seus ônibus, resolveu vender seu negócio devido ao acúmulo de trabalho. Em outubro de 2004, a Expresso Araguari passou a pertencer oficialmente a Nacional Expresso, que manteve o nome em seus ônibus, em respeito à história e tradição. Os principais destinos realizados pela viação Expresso Araguari são as cidades mineiras de Araguari e Uberlândia, Goiânia e Anápolis, em Goiás, e Brasília, no Distrito Federal. Em 2016, a viação Nacional Expresso repassou suas linhas para o Grupo Rotas Viação do Triângulo. Atualmente ele possui as companhias Rotas do Triângulo, Expresso Araguari e Viação Estrela.
A Expresso Araguari possui uma média de 88 veículos disponibilizados em sua frota. Modernos, eles são equipados com televisão, sanitário pressurizado e poltronas reclináveis. A distância percorrida em seu transporte de passageiros é de mais de 13 milhões de quilômetros rodados, realizados em 108 mil viagens, totalizando um número aproximado de 3 milhões de pessoas atendidas durante o ano. Em 2017, a Expresso Araguari adquiriu seis ônibus novos, do modelo Roma R4, da Mascarello. Uma boa opção para a questão da acessibilidade, visto que esse tipo de ônibus possui elevador para embarque e desembarque de portadores de deficiência. Desde abril de 2017, os passageiros que fazem a linha Araguari x Uberlândia, podem viajar com os novos e modernos ônibus.