Começa, no dia 04 de agosto, a quinta edição do Ilha do Mel Jazz Festival, evento que movimenta a cena musical e o turismo no recanto naturalmente belo do litoral paranaense. A partir de agora, todo final de semana há programação do Jazz Festival, para animar quem gosta do gênero e também quem curte a natureza.
As atrações se apresentam tanto em Nova Brasília – lado maior e mais badalado da Ilha – quanto em Encantadas, local mais procurado para quem quer mais tranquilidade. Os shows acontecem em espaços públicos, como na Praça Felipe Valentim, o Trapiche de Brasília e o Cavalo Marinho, esse último em Encantadas.
Porém as pousadas da Ilha aproveitam o aumento do movimento de turistas numa época considerada atípica – já que o inverno reina absoluto no sul do país – e também trazem muitas atrações musicais, que não fazem parte da programação oficial do Jazz Festival, mas a complementam com louvor!
A Ilha do Mel é o segundo ponto turístico mais visitado do Paraná, ficando atrás apenas de Foz do Iguaçu. O que mais atrai os visitantes é o fato de não entrar carro – as pessoas se locomovem a pé ou de bicicleta. A realização do Jazz Festival na ilha foi iniciativa de um grupo de produtores culturais, comunicadores, comerciantes, empresários e moradores da Ilha do Mel, que juntos são conhecidos como coletivo Jazz na Ilha. O objetivo maior é explorar o potencial turístico da região, fomentando o comércio local de forma responsável.
O acesso à Ilha do Mel pode ser feito via Paranaguá ou por Pontal do Paraná. Em ambos os locais, há barcas próprias que fazem o transporte até a ilha, mediante pagamento de taxa que contempla ida e volta. Porém vale dizer que o trajeto marítimo via Pontal do Paraná é mais rápido do que por Paranaguá, já que é mais próximo da Ilha do Mel.
Não quer ficar de fora do Ilha do Mel Jazz Festival? Então, confira a programação completa, compre suas passagens pelo Portal Rodoviariaonline e divirta-se! Não esqueça, também, de reservar sua pousada com antecedência!