Covid-19: as viagens de ônibus na pandemia

Nessa página, reunimos informações importantes relacionadas a pandemia do coronavírus, que impactam nas viagens de ônibus realizadas durante o período. Conheça os protocolos de desinfecção e limpeza vigentes, procedimentos para remarcações e cancelamentos, cuidados básicos de higiene e segurança na hora de viajar.

Medidas protocolares oficiais da pandemia

Por conta da covid-19, órgãos brasileiros do setor de transporte, como a Abrati (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros) e ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) desenvolveram protocolos de desinfecção e limpeza dos ônibus. As medidas estão de acordo com as orientações da OMS e são válidas para os veículos e também para os guichês. A fiscalização tornou-se mais apurada durante os últimos meses, para garantir o cumprimento dos protocolos estabelecidos.

Muitos sistemas de sanitização internos das carrocerias foram desenvolvidos pelas próprias fabricantes do setor, utilizando-se da tecnologia, como Marcopolo, Caio e Busscar. A primeira criou uma plataforma chamada de BioSafe. Dentro dela, desenvolveu o sistema FIP Onboard, no qual uma névoa de nanopartículas é vaporizada em toda a parte interna do ônibus, oferecendo uma desinfecção total que leva 20 minutos para ser aplicada e permanecendo válida para até 3 dias. A grande vantagem é a ausência de umidade, o que torna possível o embarque imediato de passageiros após a desinfecção do carro, livre do vírus da covid-19.

Alguns cuidados necessários antes do embarque

Seguindo as indicações da Organização Mundial da Saúde, recomendamos que:

  • 1. Lave bem as mãos com água e sabão sempre que puder
  • 2. Carregue álcool gel com você e use sempre que necessário
  • 3. Use máscara e cubra o nariz e boca ao tossir ou espirrar
  • 4. Não compartilhe objetos pessoais
  • 5. Mantenha distância mínima de 1,5 m de outros passageiros, durante a fila de embarque

Caso apresente qualquer sintoma da covid-19, não indicamos que faça a viagem para preservar a sua saúde e de outras pessoas.

Além disso, você pode tomar alguns outros cuidados, como, por exemplo, na escolha de uma poltrona mais distante de outros passageiros no momento da compra, pode colocar a opção de retirar a sua mala do bagageiro diretamente, além de embarcar direto no ônibus com o e-Ticket do seu celular, caso a empresa de ônibus com a qual você viajará ofereça essa opção.

Não vai mais viajar?

Devido a isso, quem tem viagens marcadas com destinos às localidades citadas, podem remarcar ou cancelar suas viagens, sem custos, com até 4 horas de antecedência,  através do menu “Meus Pedidos” em nosso site, o bilhete não pode ter sido retirado no guichê da empresa.

Também temos a opção de abrir um chamado, solicitando o cancelamento em nosso canal de suporte para isso clique aqui para abrir a página do SAC, no horário das 08:00 as 23:00 de segunda a sexta (cancelamento fora desse horário, somente via ferramenta online no Meus Pedidos ou diretamente no guichê da empresa de ônibus), informando o número da transação ou CPF e a data da viagem, com no mínimo 4 horas de antecedência da viagem e o bilhete não tenha sido retirado no guichê da empresa.

Atenção:

  • Os cancelamentos são processados sempre a partir das 8h da manhã de dias úteis, portanto para cancelamentos em Finais de Semana deverão ser solicitados até as 23h de sexta-feira, ou diretamente no guichê da empresa de ônibus.
  • Viagens com embarque até as 12h (meio-dia) deverão ser solicitados o cancelamento até as 23h do dia anterior devido ao tempo de processamento da solicitação, ou diretamente no guichê da empresa de ônibus.
  • As medidas tomadas pelos estados citados acima podem ser estendidas aos demais estados do Brasil, sendo assim, alertamos que os mesmos procedimentos de cancelamento servem para todos aqueles que precisem.

Outros canais com informações sobre a Covid-19

Disque SUS – 136 (ligação gratuita)

WhatsApp Ministério da Saúde – (61) 99289-4640

Site Ministério da Saúde – www.saude.gov.br/coronavirus