“O que fazer no Jalapão?” é uma pergunta que dá gosto de responder. Esse destino localizado ao leste do Tocantins é o maior parque estadual do estado e uma das principais unidades de conservação ambiental do Brasil. Tem proteção integral à natureza e existe há quase duas décadas, mas foi nos últimos anos que ficou mais conhecido, por aparecer em programas de TV de grande repercussão.
Além da importante função na preservação do meio ambiente, a região é repleta de paisagens maravilhosas no coração do Cerrado. Ela é cortada por rios e riachos com água transparente, e seus fervedouros são visita praticamente obrigatória para qualquer viajante.
Quer saber mais sobre o que fazer no Jalapão e outros detalhes que envolvem essa viagem? Continue lendo o texto e prepare as malas!
O que levar para o Jalapão?
O Jalapão ainda é pouco explorado, tal como a Região Norte de um modo geral. Por esse motivo, há pouquíssima estrutura ao redor. As cidades próximas não têm caixas eletrônicos e a maioria dos bares e restaurantes não aceita cartão de débito ou crédito. Logo, é importante levar dinheiro vivo.
Além disso, o sinal de celular é bastante precário. Raramente há lugares com conexão Wi-Fi. Para quem quer se conectar com a natureza e ficar longe de redes sociais e do barulho das cidades, é a proposta ideal.
No entanto, você precisará levar quase tudo nas malas. Providencie um bom repelente de insetos, protetor solar e hidratante corporal. Por ser uma região muito seca, é fundamental se hidratar adequadamente.
É comum, ainda, que as pousadas não tenham televisão. Se bem que você vai estar naquele verdadeiro paraíso, né? Sendo assim, nem sentirá falta dos seus programas de TV preferidos.
Qual a melhor época do ano para visitar o local?
É possível visitar o Jalapão durante praticamente o ano todo. A estação mais seca vai de maio a setembro; e a chuvosa, de outubro a abril. O mês de maio é o melhor para conhecer o local, porque não chove tanto no período, a vegetação ainda está bem verde e os fervedouros mais cheios.
Na época da seca, o nível das águas é mais baixo, a umidade do ar é mínima e, para quem quer se aventurar a viajar sozinho, as estradas arenosas podem ser um problema. Já na época das chuvas, a desvantagem é que as águas podem atrapalhar alguns passeios. Porém, a umidade do ar é mais confortável; e as estradas, mais firmes.
Não recomendamos que você vá em feriados prolongados e férias. A grande quantidade de pessoas pode criar filas e limitar o tempo de permanência em alguns locais.
Afinal, o que fazer no Jalapão?
O local é coberto de belezas naturais e paisagens paradisíacas. Um dos pontos mais visitados são os famosos fervedouros. A sensação é bastante diferente, e é impossível afundar no local. As águas das cachoeiras (como a do Formiga) e das lagoas (como a Lagoa do Japonês) são de um azul surpreendente.
A Cachoeira da Velha é a maior, com mais de 20 m de altura. Não é possível tomar banho nela, mas há passarelas para lindos mirantes. Outro ponto imperdível são as dunas, enormes bancos de areia dourada! O local é maravilhoso e o pôr do sol enche os olhos.
Além disso, vale tirar um tempinho para visitar a Pedra Furada e o Cânion Encantado, e fazer diversas trilhas para aproveitar as paisagens do Cerrado.
Não é difícil saber o que fazer no Jalapão. O Parque Estadual é repleto de atrações e lugares maravilhosos para você apreciar. No entanto, devido às características das estradas, é necessário um carro 4×4 para turistar por lá. Então, é importante contratar uma agência e ir com guias especializados da região.
Gostou das dicas? Continue com a gente e saiba mais sobre o que fazer no Tocantins.