Blog

Cuidados básicos que devemos ter com agências e guias turísticos

Você está procurando por agências e guias turísticos para a sua próxima viagem? Saiba que neste assunto é importante ter muita cautela e tomar certos cuidados para não sofrer golpes.

Neste post, vamos elencar quais são as precauções que se deve ter ao planejar a viagem com agências para evitar compras falsas, golpes com guias turísticos locais, atrações fechadas, etc.

Para não cair em golpes e transformar sua viagem em um grande prejuízo, preste atenção em nossas informações e fique sempre alerta!

Verifique o cadastro na ABAV e CADASTUR

A ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagens – credencia todas as agências de viagens do Brasil para que trabalhem de forma correta em todos os aspectos. Ela possui subsidiárias em todos os estados, portanto, é importante que você verifique se a agência escolhida está credenciada na ABAV.

Da mesma forma, o CADASTUR é um sistema de cadastro do Ministério do Turismo que credencia pessoas físicas e jurídicas a atuarem no setor de turismo. Se for contratar algum guia turístico, verifique se possui cadastro no site.

Exija contrato e recibo

Empresas sérias emitem, sem que você peça, o contrato e recibo, seja qual for a forma de pagamento combinada. Quando a idoneidade é duvidosa, pode acontecer do vendedor desviar o assunto ou pedir algum dinheiro antes que o contrato seja emitido.

Por isso, fique alerta e sempre exija sempre um contrato, confira os dados da viagem, datas, condições e prazos de cancelamento e também tenha o recibo do valor pago pelo pacote.

Confirme as reservas de passagens, passeios e hospedagem

Essa é uma cautela simples, mas muitos se descuidam e acabam caindo em golpes nesse momento. Quando receber os vouchers de reservas feitas pela agência de turismo, imediatamente confirme as reservas de passagens junto à companhia escolhida e também no hotel contratado.

No caso dos passeios, tenha sempre um contato com quem efetivamente fará o seu acompanhamento no destino e confirme todos os dados. Normalmente, as agências de viagens vendem pacotes de outras empresas que prestam serviço de passeios. A mesma coisa vale para os transfers.

Pesquise a reputação das agências e guias turísticos

Pela internet, é possível pesquisar em sites como o ReclameAqui, as ocorrências negativas referentes às empresas que você pretende contratar. É importante também verificar a resposta e as providências tomadas para resolver o problema apontado pelo turista.

Faça uma pesquisa geral pela internet e procure avaliações recebidas por turistas que utilizaram o serviço recentemente e aproveite para levantar todas as informações que puder sobre as agências e guias de turismo.

Consulte o site Viaje Legal do Ministério do Turismo

Existe um portal do Ministério do Turismo com diversas dicas e orientações para sua viagem, o Viaje Legal. Nele você vai encontrar tudo que precisar conferir sobre a sua viagem. Também é recomendado a impressão do manual de bolso, para qualquer eventualidade que ocorra durante a viagem.

Agora que você já sabe quais cuidados deve tomar ao contratar agências e guias turísticos, compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais para também evitar que seu amigos e sua família caiam em golpes!

Você também pode se interessar por