A data oficial da fundação da Auto Viação Santa Cruz foi em dois de novembro de 1958, mas a história começou dois anos antes. O motorista de praça Laurêncio Schuh adquiriu seu primeiro ônibus em 1956, chamado por “Expressinho Santa Cruz”, em que fazia viagens com passageiros. Mas foi quando entrou em sociedade com Elemar José Franz que a empresa tomou forma e projetou seu crescimento para o futuro.
Com trabalho e dedicação, a empresa foi crescendo e obtendo seu próprio espaço dentro do cenário de transporte rodoviário brasileiro. Foi a primeira empresa brasileira a fazer as linhas regulares com ônibus do tipo Panorâmico de Santa Maria à Florianópolis e a Balneário Camboriú e Porto Alegre à Tupanciretã. Em 1971, a Auto Viação Santa Cruz foi pioneira no fretamento de ônibus. Isso porque passou a servir grandes empresas como a Companhia de Fumos Santa Cruz, que se tornou a Philip Morris, Tabra e Kliemann.
Acompanhando a expansão que a viação obteve durante sua trajetória, fundiu-se com algumas companhias, como Pereira e Silva, Dellazen e Expresso Gaúcho, e adquiriu outras como a Filter Forgiarini, Antonello Transportes, Fardin e Trevisan. O empreendimento foi notável para o desenvolvimento das cidades pois se uniu a empresas antigas do Rio Grande do Sul.
Entre as cidades que fazem parte da rota da viação Santa Cruz estão Agudo, Cachoeira do Sul, Candelária, Caxias do Sul, Faxinal do Soturno, Júlio de Castilhos, Lajeado, Pantano Grande, Porto Alegre, Rio Pardo, Salto do Jacuí, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Leopoldo, Sobradinho e Tupanciretã, entre outros. A viação percorre mais de 1 milhão de quilômetros por mês em aproximadamente 100 linhas, transportando em média 300 mil passageiros por mês nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A sede da empresa está localizada em Santa Cruz do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. São mais de 75 municípios atendidos, e conta com 16 garagens de apoio, distribuídas pelas cidades de sua rota. A empresa tem mais de 400 funcionários na Viação e mais de 200 funcionários na sessão de Transportes, que realiza outros serviços.
A viação Santa Cruz também se preocupa com os padrões de segurança, treinando seus motoristas regularmente, para melhor atender aos passageiros, bem como faz revisão periódica e manutenção de todos os ônibus. Além dos serviços de transporte de longa distância de passageiros, intermunicipal e interestadual, a autoviação realiza outros serviços como turismo, fretamento e encomendas. Através da Multitur Agência de Viagens e Turismo, criada em novembro de 1990, faz sugestão de roteiros e fretamentos de ônibus.