A Viação Lopes Sul foi fundada em 2003 e representou um marco para o desenvolvimento da pequena cidade de Carazinho, que fica localizada no norte do Rio Grande do Sul. Apesar de ser uma empresa considerada jovem no ramo do transporte rodoviário, conseguiu uma estabilidade no serviço, atuando há mais de dez anos na região. Sua linha integra sete estados brasileiros, sendo eles o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso. Entre as cidades que fazem parte da rota da viação Lopes Sul estão Carazinho-RS, Passo Fundo-RS, Erechim-RS, Rio Verde-GO, Jataí-GO, Mineiros-GO, Rondonópolis-MT, Primavera do Leste-MT, Paranaíba-MS, Aparecida do Taboado-MS, Cascavel-PR, Maringá-PR, Pato Branco-PR, Concórdia-SC, Xanxerê-SC, Chapecó-SC, Presidente Prudente-SP, Presidente Venceslau-SP, São José do Rio Preto-SP e Araraquara-SP.
Para quem escolhe viação Lopes Sul para viajar, pode se preparar para poltronas reclináveis com apoio para as pernas, com descansa pés e pernas, e espaço aproximado de um metro e meio. Há ainda ar-condicionado digital, frigobar com água mineral, e itens básicos como porta-copos e cintos de segurança. Além do conforto, a tecnologia também está presente, são cinco monitores de 16 polegadas, entrada de DVD/CD compatível com USB e Wi-Fi, para os passageiros aproveitarem melhor a viagem.
A viação Lopes Sul também se preocupa com os padrões de segurança, treinando seus motoristas regularmente, para melhor atender aos passageiros, bem como faz revisão periódica e manutenção de todos os ônibus. Além dos serviços de transporte de longa distância de passageiros, intermunicipal e interestadual, a autoviação faz serviços de fretamento e viagens turísticas. Também realiza transporte de cargas de até 70 quilos, tanto secas quanto frigoríficas, com exceção de mercadorias do Paraguai, alimentos de consumo humano, armas, munições, cargas vivas, cigarros, colchões, equipamentos eletrônicos, louças, porcelanas, dinheiro, produtos químicos, joias, metais e pedras preciosas.