Rodoviariaonline

Terminal Rodoviário Tietê: comodidades do maior terminal da América Latina

Localizado na marginal do Rio Tietê, o terminal rodoviário Tietê é o principal ponto de chegadas e saídas de ônibus de São Paulo. Por dia, cerca de 90 mil pessoas transitam por lá, chegando ou partindo para uma das 1.110 cidades atendidas pelas 62 empresas que operam pelo Tietê, incluindo cidades de cinco países da América Latina (Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai e Peru). O terminal conta com 89 plataformas, sendo 72 de embarque e 17 de desembarque que operam 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Um local de números tão expressivos não poderia deixar de oferecer inúmeros serviços e facilidades aos seus usuários. Desde a reforma que passou em 2002, muitas melhorias foram feitas no terminal rodoviário Tietê, tanto de ordem estrutural quanto de serviços, tornando o complexo cada vez mais completo. Uma das grandes mudanças diz respeito à acessibilidade do terminal, necessário para atender pessoas com necessidades especiais. Rampas de acesso, elevadores, telefones públicos e sanitários, foram adaptados para atender este público.

Cerca de 90 mil pessoas transitam pelo terminal Tietê por dia.

Outra comodidade oferecida a todos os usuários do terminal é o serviço de banho quente. Perfeito para quem está indo viajar e foi direto do trabalho para o terminal – ou para quem está apenas de passagem e que ainda vai seguir viagem em outro ônibus – e que faz questão de tomar um banho para relaxar ou ‘tirar a poeira da estrada’. O banho custa R$ 12,00 e o kit banho, com sabonete e toalha, custa R$ 22,00, sendo este segundo opcional.

A estrutura de alimentação é vasta e oferece ao usuário 47 opções de lanchonetes e restaurantes. Há ainda lojas de jornais e revistas, artigos para presentes e quiosques com produtos diversos. Estão disponíveis caixas eletrônicos com funcionamento 24 horas. O setor de achados e perdidos é um dos mais procurados pelos usuários. Localizado no piso superior, funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h30. Os objetos encontrados perdidos no terminal são cadastrados e guardados por 60 dias. Após este prazo, utensílios e roupas seguem para doação e os documentos são encaminhados para os Correios.

O terminal rodoviário Tietê não dispõe de rede de internet Wi-fi, mas há uma Lan House à disposição dos usuários no primeiro andar, para qualquer emergência. E para aqueles que não podem nem pensar em ficar sem bateria do telefone, tablet ou notebook, há 7 bancadas equipadas com tomadas para uso gratuito espalhadas pelo terminal, sendo duas delas nas áreas de embarque, uma próxima a plataforma 47 e a outra perto da plataforma 19.

Na área de desembarque, foi instalado um telão no setor de espera informando o horário de chegadas dos ônibus, assim como a empresa e a cidade de origem dos veículos. Há também totens de autoatendimento para a impressão dos bilhetes previamente comprados, sendo um deles adaptado para pessoas com mobilidade reduzida.

Com estas informações, esperamos que o período que passar no terminal rodoviário Tietê seja mais agradável e bem aproveitado! Para saber mais sobre o terminal Tietê clique aqui.