Em tempo de pandemia, esse assunto é controverso. Desde março de 2020, as empresas de viação viram-se obrigadas a se adaptar para continuar atender os passageiros com segurança, diante da queda de até 90% nas viagens, no início do período.
Uma das medidas preventivas adotadas foi isolar uma das poltronas das fileiras, orientado os passageiros a se acomodarem nas poltronas mais próximas das janelas, para aumentar a distância entre um e outro. Além das desinfecções e limpezas mais seguidas realizadas nas cabines entre os trechos e trocas de passageiros, a distribuição de dispensers de álcool gel e a obrigatoriedade do uso da máscara.
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Padrão de distância correta das poltronas de ônibus
De acordo com as normas até então vigentes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a distância correta das poltronas de ônibus pode variar conforme a categoria do veículo — convencional, executivo, semi-leito e cama.
Confira a tabela da distância que deve haver entre a borda de um assento e a poltrona localizada à sua frente, quando ela estiver totalmente inclinada:
- convencional: 26 centímetros;
- executivo: 26 centímetros;
- semi-leito: 28 centímetros;
- leito: 37 centímetros;
- cama: 48 centímetros.
Outras normas das poltronas de ônibus
Além de definir a distância correta das poltronas de ônibus, a ANTT também determina outras normas, tendo em vista a segurança, o conforto e a comodidade dos passageiros.
Como, por exemplo, a profundidade e largura dos assentos. Nesse caso, a profundidade deve ser de 42 centímetros para os ônibus convencionais, executivos e semi-leito, enquanto para os com leito e cama é de 45 centímetros.
Quanto à largura das poltronas, o ônibus convencional possui 43 centímetros, o executivo e semi-leito têm 45 centímetros. Já os com leito e cama são maiores, com 50 centímetros.
Além dessas diferenças, há outras características que diferem as classes de ônibus, como o nível de reclinação da poltrona, apoio para pernas, disponibilização de mantas e travesseiros, frigobar com água disponível para os passageiros, entre outros.
Mudanças estruturais pós-pandemia
Certamente, os efeitos da covid-19 impactarão o mundo mesmo quando o período crítico tenha passado. Por isso, algumas empresas fabricantes de carrocerias de ônibus de viagem já se preparam para atender um público mais exigente, preocupado em manter o distanciamento social.
A Marcopolo, por exemplo, lançou a frota batizada de Bio Safe, um modelo com um espaçamento maior entre as poltronas, que conta com dois corredores paralelos e três poltronas individuais em linha. Além disso, há uma série de itens que resguardam a segurança dos passageiros e mantém o ambiente interno livre de vírus, bactérias e outros microrganismos nocivos à saúde. O novo ônibus tem capacidade para 34 passageiros, e demonstra ser mais vantajoso que os modelos tradicionais. Afinal, operando com 50% da capacidade, essas cabinas conseguem transportar apenas 23 passageiros por trecho.
Veja abaixo o vídeo de lançamento da frota criado pela Marcopolo:
Independente da poltrona, verifique a melhor categoria de ônibus antes da viagem
Para determinar qual a melhor opção para a sua viagem, é importante conhecer as características de cada modalidade. Por exemplo, os ônibus convencionais são recomendados para viagens mais curtas. Se o percurso for longo e cansativo, o recomendado é optar por veículos com poltronas semi-leito, leito ou cama.
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