Rodoviariaonline

Petrolina: a melhor cidade para se viver no Nordeste

Quando pensamos na região nordeste do Brasil, logo pensamos nas cidades litorâneas e suas paisagens paradisíacas. Porém, há um tesouro de cidade, guardado no sertão pernambucano. Estamos falando da cidade de Petrolina, que recentemente foi apontada como a melhor cidade nordestina para se viver.

Ranking Nacional

Em fevereiro passado, a Macroplan – empresa de consultoria em cenários prospectivos, administração estratégica e gestão – divulgou uma lista classificando as 100 cidades brasileiras com maiores índices de qualidade de vida. Petrolina ocupou o 48º lugar, estando a frente até mesmo da capital pernambucana. Para chegar à pontuação, a empresa avalia 15 indicadores dos segmentos educação, saúde, saneamento/sustentabilidade e segurança. Após a análise dos dados, a empresa verificou um aumento na pontuação da cidade sertaneja, que subiu de 0,620 em 2020 para 0,650 em 2021.

Um oásis no sertão

Às margens do Rio São Francisco, Petrolina se destaca pela infraestrutura local, além de ocupar importante lugar na exportação de frutas tropicais. Com cerca de 350 mil habitantes, o município faz fronteira com Juazeiro/BA, ligado ao vizinho pela ponte Presidente Dutra, um dos cartões postais da cidade.

Plantação de maracujá, em Petrolina. As frutas cultivadas na região são destinadas ao mercado externo.
Apesar de estar a centenas de quilômetros do litoral nordestino, Petrolina não deixa a desejar quando a ideia é se refrescar. Suas praias de água doce atraem turistas o ano todo. Entre as ilhas da região, a mais procurada é a Ilha do Rodeadouro, que oferece uma boa infraestrutura de restaurantes, que servem pratos a base de peixes e também de carne de sol.

Leia também: 4 praias do Nordeste para conhecer e se apaixonar

Visitas às vinícolas

A cidade também é famosa por estar localizada próxima a diversas vinícolas do Vale do São Francisco. Algumas delas são abertas à visitação, o que inclui degustação dos vinhos produzidos. Para os amantes de vinho, o passeio é realmente válido, ainda mais pelo acesso ser feito de barco. O Vapor do Vinho, por exemplo, que tem o nome inspirado nos antigos barcos a vapor que navegavam pelo “velho Chico”, é um dos roteiros enoturísticos que fazem sucesso na região. O passeio inclui almoço a bordo, com música ao vivo, e degustação de vinhos e espumantes na Vinícola Miolo. O valor por pessoa é R$ 180,00 (preço em março/2021).

O passeio, que termina ao entardecer, ainda guarda um espetáculo a parte: o belíssimo pôr do sol. um dos mais bonitos de todo o Nordeste.

O pôr do sol às margens do Rio São Francisco é surpreendente.

Diversidade e riqueza cultural

O trabalho dos artesãos locais de Petrolina é fortemente reconhecido e incentivado, sendo um dos atrativos da região. A Oficina do Artesão Mestre Quincas foi recém reformado para melhor atender tanto os artesãos que trabalham no espaço quanto o público que frequenta a loja que funciona no mesmo endereço.

Lá, é possível encontrar peças exclusivas esculpidas em madeira, pedra, metal, etc. Há também espaço para as tecelagens produzidas manualmente, por exemplo, os fuxicos e as fofocas que, acredite, nada tem a ver com quem gosta de falar da vida alheia.

O Centro de Artes Ana das Carrancas

A obra da artista Ana Leopoldina dos Santos, mais conhecida como Ana das Carrancas, uma das mais importantes ceramistas brasileiras, tem uma conexão profunda com a região do Vale do São Francisco. Suas carrancas eram colocadas nas proas dos barcos que por ali navegavam, para espantar os maus espíritos do rio. O Centro de Artes que leva seu nome guarda o acervo das obras da artista pernambucana, falecida em 2008, além de contar um pouco da sua vida de luta e trabalho.

E para quem gosta de história, também vai gostar de visitar o Museu do Sertão, de Petrolina. O espaço tem como tema o resgate e a preservação da história do homem sertanejo em todos os seus aspectos. Mais de três mil peças compõem o acervo do museu.

Achou interessante? Então prepare-se para conhecer Petrolina nas próximas férias (depois da pandemia, é claro). As passagens de ônibus você já sabe onde comprar! O Portal Rodoviariaonline reúne as melhores viações e oferece passagens para mais de 4 mil destinos. Aproveite!