Rodoviariaonline

Sem o que fazer no dia das crianças? Indicamos 5 atividades, veja!

Marcado pela diversão e entrega de presentes, o Dia das Crianças é muito aguardado pelos pequenos. A fim de promover um dia espetacular e fazer com que se sintam especiais, os pais buscam oferecer as melhores experiências aos filhos. Desde presentes até viagens, o objetivo é o mesmo: fazer a criançada feliz.

Por esse motivo, diante de inúmeras alternativas de passatempo, neste artigo, vamos apresentar algumas atividades interessantes que vocês podem realizar juntos. Acompanhe e veja o que fazer no Dia das Crianças!

Conheça a origem da data comemorativa

Você sabe como surgiu o Dia das Crianças? Tudo começou quando uma conferência sobre a infância foi sediada no Rio de Janeiro, em 12 de outubro de 1923. A pauta abordava temas como desenvolvimento, educação e alimentação.

Percebendo o impacto causado pelo evento, o Deputado Federal Galdino do Valle Filho sugeriu uma lei estabelecendo 12 de outubro como o Dia das Crianças. Porém, foi apenas no ano seguinte que o então Presidente da República, Arthur Bernardes, sancionou esse decreto.

No entanto, o feriado é religioso e nada tem a ver com o Dia das Crianças. Ele se dá por causa da santa padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Canonizada desde 1930, foi somente em 1980 — quando o Papa João Paulo II veio ao país pela primeira vez — que o presidente João Figueiredo aproveitou para instituir a folga.

Veja algumas dicas de o que fazer no Dia das Crianças

1. Visite o zoológico

Esse é o passeio perfeito para a criançada. Além da diversão garantida, é uma oportunidade para os pequenos conhecerem os bichos, explorarem a natureza e aprenderem sobre esse universo animal.

Nessa data, os zoológicos geralmente oferecem uma programação especial com apresentações culturais, atividades recreativas, passeios e brincadeiras. Em alguns deles, existe ainda a possibilidade das crianças fazerem trilhas. Logo, essa é uma das melhores alternativas de turismo para realizar com os pequenos, pois, além de educativa, é acessível.

2. Monte um acampamento na sala ou quintal

Toda criança gosta de curtir um espaço diferente, e, para isso, vocês não precisam ir muito longe: um acampamento na sala ou quintal pode ser mais divertido do que imagina. Dentro de casa, construindo as tendas com lençóis e almofadas, vocês podem compartilhar histórias, ler livros ou assistir a algum filme empolgante.

No quintal, a brincadeira ganha mais realismo. Assim, você pode montar barracas de acampamento e contar com a ajuda dos pequenos para isso. O fato de estar à céu aberto, sob as estrelas, transmite a impressão de que vocês estão realmente em contato com a natureza, o que torna a experiência ainda mais emocionante. Como na alternativa para a sala, pode apostar nas histórias e livros.

3. Vá em parques de diversões ou aquáticos

Nos parques de diversões, o entretenimento é garantido. Com brinquedos como carrossel, roda gigante, montanha russa, trem fantasma e carrinhos bate-bate, eles proporcionam divertimento para todas as idades e gostos.

Enquanto isso, nos parques aquáticos, além das piscinas e brinquedos à vontade, alguns disponibilizam monitores responsáveis por desempenhar atividades com as crianças. Não existe a menor chance de os pequenos ficarem entediados.

O legal desses lugares é que, geralmente, eles contam com pacotes para a família, a fim de baratear os custos.

4. Visite resorts com espaços infantis

Seja de campo ou de praia, muitos resorts se planejam para o dia 12 de outubro disponibilizando uma estrutura com um ambiente infantil. Normalmente, eles oferecem piscinas com tobogãs, recreadores para realizar atividades com os pequenos etc.

Aqueles que seguem o estilo fazenda podem contar, ainda, com passeios a cavalo e tirolesas. Certamente, essa é uma ideia interessante para levar em consideração sobre o que fazer no Dia das Crianças.

5. Visite museus

 

Algumas pessoas podem achar que esse é um passeio chato, mas, na verdade, ele pode ser bastante divertido. Pesquise na internet quais são as obras expostas no museu que pretende visitar e faça uma caça ao tesouro, estimulando as crianças a encontrarem determinadas produções, por exemplo. Ou, ainda, leve cadernos e canetas coloridas para que elas reproduzam no papel as obras que acharam mais interessantes.

Essa é uma atividade turística bem diferente e acessível, uma vez que alguns museus oferecem entrada gratuita. Lembre-se de passar apenas o tempo suficiente para as brincadeiras que planejou, afinal é um passeio incomum e pode cansar facilmente a criançada.

Seguindo nossas alternativas sobre o que fazer no Dia das Crianças, é possível transformar o feriado em uma experiência divertida e marcante na vida dos pequenos. Além disso, viajar com os filhos é muito importante para estreitar laços e desenvolver algumas noções de responsabilidade que somente a convivência em uma viagem pode oferecer.

Aliás, não só aproxima as pessoas, como também favorece o desenvolvimento emocional, possibilita que a criança interaja e faça amizades, bem como que ela crie novas memórias. Viajar com a família é tudo de bom!

Gostou deste artigo? Então, assine a nossa newsletter e receba novidades diretamente no seu e-mail!