Chegou o verão! Época de aproveitar alguns dias em família, curtir um feriado prolongado e cair na estrada. Apesar de as férias serem propícias para conhecer lugares novos, muitas pessoas planejam essa experiência com o dinheiro contado e, por isso, seguir dicas para economizar em viagens é importante.
Pensando nisso, criamos este post com 10 dicas imperdíveis para economizar em viagens. Quer aproveitar as férias sem estourar o orçamento e curtir muito o destino da melhor forma possível? Então é só continuar lendo!
1. Tenha flexibilidade de datas
Uma das melhores dicas para economizar em viagens é aproveitando da flexibilidade de datas. Quem não tem um dia definido para viajar e consegue se adequar em datas e horários, com certeza terá à disposição os melhores preços em passagens, hospedagem, passeios etc.
Quem puder, inclusive, viajar na baixa temporada – longe das férias escolares de verão e inverno – pode conseguir preços incrivelmente mais baixos. Como a demanda é menor nesta época, as empresas de viagens costumam baratear seus serviços para conseguir mais clientes.
2. Antecipe-se
Se você tem uma data certa para viajar ou se tem só a alta temporada como opção para conhecer o destino desejado, uma atitude importante é se antecipar e comprar tudo o que puder com uma antecedência considerável.
Quanto antes as reservas com hospedagens, passagens, aluguel de carro e passeios forem feitas, maiores as chances de se conseguir preços mais atrativos. Isso acontece porque grande parte das empresas e dos serviços que envolvem turismo trabalha com tarifas flutuantes. Ou seja, quem reservar quando a procura não for grande, poderá garantir tarifas melhores do que aqueles que esperarem mais tempo.
Além de conseguir valores mais acessíveis e a possibilidade de ótimas promoções, antecipar-se também permite que se tenha um tempo maior para o pagamento das despesas, o que pode facilitar a organização da viagem.
3. Monte seu roteiro completo
Uma das características que mais atrapalham os viajantes em relação ao orçamento são as surpresas no destino. Para evitar que isso aconteça, monte o seu roteiro antes de sair de casa. Isso vai te ajudar a saber quanto vai gastar em média em cada lugar e, além disso, te manter no foco para realizar as atividades já determinadas.
4. Faça uma planilha de gastos
Depois de traçar o roteiro completo é possível organizar os gastos. Para tanto, o mais indicado é criar uma planilha, que pode ser feita através de aplicativos, no computador ou até mesmo à mão.
Anote no topo a quantia que você tem disponível para gastar na viagem. Abaixo dela liste todas as possíveis despesas, incluindo as refeições, os ingressos, o transporte etc. Não se esqueça de sempre computar um valor extra para emergências ou despesas não planejadas. Ao final de cada dia, confira se os gastos estão de acordo com o plano traçado.
5. Escolha hospedagens alternativas
Que tal abrir espaço para novas possibilidades e optar por hospedagens alternativas? Pesquise bastante e compare com o valor das diárias do hotel que pretende ficar. Provavelmente as outras opções serão mais acessíveis e vantajosas.
Veja ideias como pousadas, hostels ou, até mesmo, alugar uma casa de temporada. A última opção, inclusive, é ótima para quem vai em família ou em grupos, pois a economia pode ser ainda maior.
6. Priorize atividades gratuitas
Você não precisa abrir mão das atividades pagas que quer conhecer, mas se quiser mesmo aproveitar as melhores dicas para economizar em viagens pode priorizar as atividades gratuitas. Em toda região há atrações turísticas belíssimas, parques naturais, exposições, dentre outros, com entrada franca.
Por isso, elenque as atividades pagas que você não abre mão e depois mescle em seu roteiro com os outros passeios gratuitos que pode fazer. Com certeza, você e quem estiver te acompanhando vão aproveitar bastante o destino e, ainda, sem pesar no orçamento.
7. Pague em dinheiro
Uma dica que não pode ficar fora da lista para economizar em viagens é pagar tudo o que conseguir em dinheiro. Sabemos que em muitos casos o viajante recorre ao cartão de crédito para poder ter mais uns dias até que realmente tenha que gastar com aquela despesa.
Contudo, sempre que possível, não deixe de utilizar dinheiro na viagem. Principalmente em lugares como praias, restaurantes locais e lojas de artesanatos e lembrancinhas. Neles é possível pechinchar e conseguir um preço mais barato quando se está pagando em dinheiro.
8. Compre ingressos e passagens online
Com o avanço da tecnologia já é possível sair de casa com todos os tickets comprados. Além da comodidade de não enfrentar filas, as empresas costumam oferecer descontos para aqueles que optam por garantir os ingressos pela internet. Você já tem o planejamento, certo? Então fica fácil realizar as compras e aproveitar ainda para pagar parcelado, caso seja necessário.
9. Leve itens de casa
Você pode estranhar essa dica, mas ela é uma estratégia excelente para conseguir economizar em viagens. Muitas vezes as pessoas deixam para comprar tudo no destino, contudo, existe a chance de pagar mais caro pelo mesmo produto e aumentar o orçamento da viagem.
Por isso, antes de arrumar as malas, faça uma lista de todos os itens que serão necessários na viagem, como: protetor solar, creme dental, roupas, acessórios etc. Depois disso, confira tudo o que já tem em casa, coloque na mala e risque da lista. Se você já tem um produto, porque comprá-lo novamente? Leve de casa e economize!
10. Viaje com os amigos
A nossa última dica para economizar em viagens é convidar os amigos. Isso mesmo! Quando as pessoas viajam em grupo, além de compartilhar momentos alegres, também dividem as despesas. Assim, muitos custos que teriam que ser pagos de qualquer forma podem ser repartidos entre os participantes da viagem.
Viajar é tudo de bom! E quando a experiência cabe no bolso e não deixa dívidas no final é melhor ainda. Por isso, seguir as dicas para economizar em viagens é fundamental para aproveitar o destino com o orçamento disponível e ainda assim curtir muito o passeio. E então, está esperando o que para organizar suas férias e viver essa experiência memorável?
Gostou das nossas dicas para economizar em viagens? Se quiser compartilhar as suas experiências ou tirar qualquer dúvida, deixe um comentário no post e continue acompanhando nossas informações.