Blog

10 pratos típicos da culinária de São Paulo para você experimentar

São Paulo é a maior metrópole brasileira, a décima com mais extensão territorial do mundo e a maior cidade do hemisfério sul e de todos os países que falam a língua portuguesa — sendo 10, incluindo o Brasil.

Bastante visitada por turistas, a “terra da garoa” também é o destino de muitas pessoas que buscam melhores condições de vida. Mas além das boas oportunidades, o que há de bom para comer na capital do estado mais desenvolvido do País?

Se você está de viagem marcada e quer experimentar o melhor da culinária paulistana, confira agora um guia com 10 pratos de comidas típicas de São Paulo que você não pode deixar de provar. Em seguida, para aprimorar ainda mais o seu tour gastronômico, vamos apresentar 3 bairros que você deve visitar!

Comidas típicas de São Paulo: 10 pratos de dar água na boca

1. Picadinho de carne

O picadinho de carne é um prato relativamente simples de fazer, mas muito apreciado. O seu preparo conta com filé de carne cortado em cubos e servido no próprio caldo, lembrando o estrogonofe. Geralmente o acompanhamento é farofa de banana e arroz branco — e em alguns lugares ainda é acrescentado ovo frito.

Esta deliciosa comida paulista pode ser encontrada tanto em botecos simples da cidade quanto em restaurantes luxuosos.

2. Cuscuz à paulista

Muito popular no Nordeste, o cuscuz tem origem árabe e é uma das mais importantes receitas de São Paulo. É uma refeição simples e muito saborosa, que consiste basicamente em uma massa de milho cozida no vapor. Já no cuscuz à paulista, o prato recebe recheios variados, que podem ser carnes, peixes, frangos ou outras combinações que agradem o paladar.

Confira deliciosos pratos típicos de São Paulo.
Confira deliciosos pratos típicos de São Paulo.

3. Virado à paulista

Boa parte da população considera o virado à paulista um dos “marcos” da cidade e a principal comida típica de São Paulo. Ele é feito com arroz, massa de feijão com farinha de mandioca, couve refogada, banana à milanesa, ovo frito e carne de porco na forma de bacon, torresmo, linguiça e bisteca. Dá até água na boca, não é mesmo?

4. Bauru

Esta comida paulista foi criada na cidade de Bauru, interior de São Paulo. Ele já faz parte do cardápio de lanchonetes e restaurantes de todo País — em diferentes versões, é claro — e pode ser encontrado Brasil afora.

Tradicionalmente, é feito com pão francês, queijo muçarela derretido, rosbife, tomate seco, picles e orégano. Em alguns locais a carne é substituída por presunto.

5. Sanduíche de mortadela

Muito comum em padarias e no Mercado Municipal de São Paulo — também conhecido como Mercadão —, o sanduíche de mortadela une bom gosto e praticidade.

É o campeão de pedidos para o café da manhã, para um almoço rápido ou simplesmente para o lanche. A receita pode apresentar algumas variações, mas as abundantes fatias de mortadela são os principais ingredientes.

sanduíche de mortadela
Sanduíche simples porém muito gostoso.

6. Sonho

Apenas o nome já é bem sugestivo, não é mesmo? O sonho também é uma das típicas receitas de São Paulo e que se espalhou por todos os lugares.

A iguaria é uma verdadeira febre nas padarias da capital paulista e trata-se de um delicioso pão redondo, recheado com muito açúcar e bastante cremoso. O doce tradicional conta com recheio de creme branco, mas existem ainda sonhos de paçoca, de brigadeiro e de limão, por exemplo.

7. Cachorro-quente com purê de batata

Para quem não é de São Paulo, certamente esta será uma das combinações mais inusitadas da comida paulistana. A receita é simples: basta adicionar o purê de batata inglesa ao cachorro-quente tradicional.

Em especial para quem vive na maior metrópole brasileira, o cachorro-quente sem purê de batata fica incompleto. E se você quer saber se essa iguaria se encaixa ao seu paladar terá que provar. Vai encarar?

8. Bolovo

Uma missão quase impossível é encontrar o famoso bolovo fora de São Paulo. Para os turistas, essa é a comida típica de São Paulo que impressiona pela criatividade — e é capaz de despertar amor ou ódio pelos novos degustadores.

O bolovo é simplesmente um bolinho de carne moída recheado com um ovo cozido inteiro. E podemos garantir: um “egg lover” de verdade jamais pode recusar este quitute.

9. Pastel de feira

É verdade que o pastel pode ser encontrado facilmente em qualquer lugar do Brasil. Mas você sabia que ele se tornou uma comida paulistana pelas mãos dos próprios asiáticos? Basta visitar uma feira livre na capital que você encontrará um chinês vendendo os mais diversos sabores de pastel acompanhado de um belo caldo de cana.

E claro não poderia faltar o maravilhoso pastel de feira.
E claro não poderia faltar o maravilhoso pastel de feira.

10. Churrasco grego

Esta é com certeza uma das marcas registradas das ruas paulistas. O churrasco grego está entre as receitas de São Paulo mais fáceis de serem encontradas pelo centro da cidade.

Este prato é bem simples e barato. Conta com várias fatias de carne assadas no espeto e degustadas com pão francês. Você não precisará se locomover muito para achar um carrinho com carnes bem suculentas e um preço que chama ainda mais a atenção.

E se você busca um pouco de gastronomia alternativa na capital paulista — que soma também influências internacionais —, ainda temos dicas especiais para você. Confira!

3 regiões gastronômicas para conhecer em São Paulo

Que São Paulo foi construída pelas mãos de imigrantes nós já sabemos. Mas o que nem todo mundo conhece são os deliciosos sabores que essa miscigenação de diferentes culturas proporcionou à cidade.

Para te ajudar a criar um guia gastronômico realmente diferenciado, listamos três regiões paulistanas que você precisa visitar na capital.

1. Bixiga

Conhecido como o “bairro das cantinas”, no Bixiga você apreciará as melhores massas italianas e conhecerá um pouquinho das tradições do país europeu. Você pode visitar os restaurantes da região e também participar dos famosos festivais anuais que trazem o DNA da Itália para São Paulo.

2. Liberdade

O bairro da Liberdade abriga a maior comunidade de japoneses do mundo fora do Japão. Por isso, nada mais justo do que uma região inteira criada por eles e para eles. A área conta com lojas, karaokês, feiras e supermercados tipicamente nipônicos. Além disso, se você quer apreciar o melhor da culinária japonesa, este é um dos pontos que não podem faltar no seu roteiro.

3. 25 de Março

Além de ser uma ótima opção para quem quer ir às compras, a região da 25 de Março oferece várias lanchonetes e lojas de cultura árabe. É um mergulho na cultura e nos costumes de sírios e libaneses, que foram grandes contribuintes para o crescimento da cidade.

A culinária de São Paulo é bastante rica e saborosa. A cidade tem muito a oferecer em termos de alimentação e você não pode deixar de degustar os pratos apresentados, mesmo que já tenha provado em outros lugares. Podemos garantir que a experiência com certeza será diferenciada. E não deixe de visitar os bairros citados para ter uma experiência gastronômica completa!

Curtiu o guia de comidas típicas de São Paulo e quer acompanhar outros conteúdos como este? Assine a nossa newsletter e receba em seu e-mail as melhores dicas de viagens e todas as promoções de passagens da Rodoviáriaonline.

Você também pode se interessar por