Em meio à pandemia você precisa ir de ônibus para outra cidade ou estado? Saiba que é permitido realizar esse deslocamento quando necessário. No entanto, é indispensável tomar precauções e cuidados com a Covid-19 em viagens para que elas possam ser feitas da forma mais segura possível.
Se você está com receio, ou não sabe ao certo o que fazer para manter-se protegido e evitar a contaminação, este post foi pensado especialmente para você!
A seguir, vamos mostrar cinco ações que devem ser colocadas em prática durante o trajeto de ônibus em tempos de coronavírus, principalmente naqueles mais longos. Ficou curioso para saber quais são elas? Então, continue a leitura!
1. Usar máscara de proteção
A primeira medida que deve ser tomada é a utilização da máscara de proteção no decorrer de toda a viagem. Você pode escolher diferentes modelos e combinar o uso de mais de um. Confira algumas opções:
- face shield: é uma máscara de acrílico que tapa todo o rosto, sendo ideal para quem costuma tocá-lo com frequência. Ela pode ser colocada durante todo o trajeto;
- máscara de pano ou tecido: são os tipos mais comuns, podendo ser feitas em casa. Elas devem ser trocadas a cada três horas ou sempre que estiverem úmidas;
- máscara descartável: tem uma durabilidade maior, de em média cinco horas ou quando ficarem úmidas. Contudo, após o uso, devem ser jogadas fora.
2. Lavar bem as mãos
Essa é uma dica básica de higiene, mas que, muitas vezes, as pessoas acabam deixando passar. O sabão tem uma potente ação contra o vírus. Por isso, sempre que usar o banheiro, sair e voltar para o ônibus, ou antes de comer qualquer alimento, lave as mãos! Não se esqueça de ensaboar toda a mão, incluindo a palma e o dorso.
3. Utilizar álcool em gel
No começo da pandemia, o álcool em gel praticamente sumiu dos mercados e farmácias. O motivo principal é que ele é extremamente prático e uma forma eficaz de se manter protegido da Covid-19.
Assim como o sabão, ele repele o vírus. Desse modo, é importante sempre levar um frasco com você. Ele deve ser reposto logo que você encostar em alguma superfície do ônibus, ou durante as paradas.
4. Evitar tocar no rosto
Os olhos, nariz e a boca são as principais portas de entrada para o coronavírus. Sendo assim, é necessário evitar tocar nesses locais. Por meio do toque, a contaminação pode ser facilitada.
Se você costuma encostar ou coçar o rosto com frequência, pode optar pela máscara face shield, que ajuda a controlar essa ação. Caso seja inevitável, pegue o álcool em gel e higienize as mãos antes de levá-las à face.
5. Utilizar roupas e acessórios limpos
Nossa última recomendação é com relação à vestimenta e aos acessórios que você levará no decorrer do deslocamento. O coronavírus tem a capacidade de ficar por algumas horas em superfícies e tecidos. Por isso, é fundamental utilizar somente roupas higienizadas previamente. Além disso, ao chegar ao seu destino, é aconselhável trocar essas peças por outras limpas, assim, as chances de contaminação diminuem.
Ter essa precaução é muito importante para manter você, seus familiares e os outros passageiros do ônibus em segurança. Sabemos que esse tipo de vírus é altamente contagioso, em função disso, todos os cuidados são bem-vindos, até aqueles que podem parecer exagerados.
E então, gostou das nossas dicas sobre os cuidados com o coronavírus em viagens? Adotando a prevenção, você pode ficar mais tranquilo, caso seja realmente muito necessário. Se tiver qualquer dúvida ou quiser contar a sua experiência, deixe um comentário no post!