O litoral de Santa Catarina é famoso por suas praias, que atraem turistas de todo o Brasil e de fora, principalmente dos países vizinhos como Argentina e Uruguai. No entanto, as belezas naturais não são o único atrativo da região. Alguns municípios também guardam partes importantes da história brasileira, como é o caso da cidade de Laguna, localizada a 118 km ao sul de Florianópolis.
Com pouco mais de 44 mil habitantes, o lugar tem um clima que remete ao das cidades interioranas e paisagens convidativas. Além disso, os passeios pelo Centro Histórico são programas muito ricos em cultura devido aos importantes acontecimentos que ocorreram na região. Embarque com a gente e conheça mais sobre Laguna!
História de Laguna
É na cidade de Laguna, fundada em 1676, que se passa a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas, que foi criado em 1494 e separava as terras da Espanha (à oeste) e de Portugal (à leste). Por esse motivo, o município se tornou um ponto estratégico de localização para os portugueses.
A região também se destaca na história do Brasil por ser a terra de Anita Garibaldi, cuja vida foi transformada após conhecer o revolucionário Giuseppe Garibaldi durante a Guerra dos Farrapos, com quem se casou e viveu o resto da vida.
Ao visitar Laguna, é possível fazer o “roteiro de Anita Garibaldi”, onde o turista é levado para explorar o local onde a catarinense se vestiu para o casamento e que, atualmente, guarda alguns objetos pessoais dela.
Mas nem só de referências antigas vive Laguna. O carnaval da cidade é considerado um dos melhores do sul do país, atraindo anualmente milhares de visitantes que se dividem entre as escolas de samba e os blocos carnavalescos.
Praias de Laguna
O litoral deslumbrante de Laguna é uma característica à parte. A região conta com diversas praias, algumas mais movimentadas que outras, sendo divididas entre as do norte e do sul. Confira, a seguir, quais são elas!
Praia do Gi
Com águas cristalinas, muitas ondas, vegetação rasteira e pedras, é uma das praias mais frequentadas de Laguna pelos turistas e, também, surfistas. Além disso, é lá que está localizada a Pedra do Frade, uma formação rochosa com 9 m de altura que desafia as leis da gravidade.
Praia do Sol
Ela fica depois da Praia do Gi e a 12 km do Centro Histórico de Laguna. O mar também é agitado e com ondas, possibilitando a prática de esportes. É uma praia que está se desenvolvendo turisticamente.
Praia do Iró
Essa praia, na verdade, é uma pequena faixa de areia que divide as praias do Gi e do Mar Grosso. Ela se destaca pela exótica beleza das pedras rosas que ornamentam o local.
Praia do Mar Grosso
Com maior infraestrutura para o turismo, essa praia é muito procurada pelos visitantes durante o verão. Ela tem 3 km de extensão e sua larga faixa de areia permite inúmeras opções de lazer na beira-mar.
Praia de Itapirubá
Ela tem 12 km de extensão e conta com uma larga faixa de areia. É bem desenvolvida e estruturada, com opções de hotéis e restaurantes, sendo muito procurada por turistas e surfistas.
Praia do Tamborete
Essa praia é mais escondida do que as outras e, por esse motivo, é mais explorada pela comunidade da Ponta da Barra e por quem está em busca de um local para acampar. Do Morro do Tamborete é possível avistar quase todo o litoral de Laguna.
Praia do Gravatá
Com a aparência de uma praia deserta, a Praia do Gravatá tem o acesso um pouco mais difícil, por meio de trilhas. No entanto, o esforço vale a pena, visto que o cenário do trajeto é fascinante.
Praia do Manelome ou do Siri
Tem apenas 1 km de extensão, sendo acessada por meio da Praia do Gravatá. Apesar da dificuldade no acesso, é muito procurada por surfistas e pessoas que buscam tranquilidade.
Praia da Teresa
Com águas cristalinas, mornas e calmas, a praia é ideal para o banho e pesca. É acessada pelas balsas que saem dos Molhes da Barra e, por enquanto, ainda não oferece muita infraestrutura turística, pois o seu desenvolvimento é recente.
Praia do Ipuã ou Ilhota
Recentemente urbanizada, a Praia do Ipuã apresenta paisagens deslumbrantes e águas tranquilas. Com muitas casas de veraneio e alguns restaurantes, o lugar pode ser acessado a partir das balsas dos Molhes da Barra.
Praia de Galheta
Com 3 km de extensão, dunas e mar com ondas, essa praia é a favorita dos turistas de veraneio que buscam calmaria, além dos surfistas. Ela conta com pousadas, restaurantes e lanchonetes, podendo ser acessada pela balsa dos Molhes da Barra.
Praia do Cardoso
Ela fica na região do Farol de Santa Marta e é muito conhecida por ser uma legítima praia de pescadores. As dunas e, até mesmo, as embarcações compõem a paisagem que ornamenta o local.
Praia da Cigana
Bastante procurada por quem busca um lugar tranquilo, a Praia da Cigana tem grande extensão de areia, mar agitado e ventos constantes. Por esse motivo, é ideal para praticantes de esportes náuticos, como surfe, vela e windsurfe. Também é muito boa para a pesca.
Praia do Farol
Famosa internacionalmente por estar localizada nas proximidades do Farol de Santa Marta, é uma praia pequena, mas bastante frequentada por causa das belezas naturais inquestionáveis, além da vida noturna que o local oferece.
Farol de Santa Marta
Maior farol do mundo construído com óleo de baleia e o terceiro maior em alcance, o Farol de Santa Marta é uma construção com 29 m de altura. Arquitetado em 1891, é considerado um dos mais potentes do Brasil.
Ele está localizado a 17 km da cidade de Laguna e apresenta paisagens paradisíacas com várias alternativas de passeios, sendo o Morro do Farol analisado como um lugar ideal para quem deseja assistir ao nascer e ao pôr do sol.
Existe um vilarejo no local, conhecido como Vila do Farol, que além da vista bonita, oferece também opções de hospedagem, restaurantes e turismo para quem pretende permanecer na região por alguns dias.
Uma forma interessante de conhecer o Farol de Santa Marta é fazendo trilhas. Dessa forma, é possível ter um contato direto com a natureza, além da oportunidade de ver animais diferentes, já que o lugar é recomendado para a observação de golfinhos e baleias. No verão e no outono, existem grandes chances de pinguins serem avistados na região.
Portanto, o que não faltam são opções do que fazer ao visitar o Farol de Santa Marta. É um lugar que dá para realizar trilhas, surfar, fazer stand-up paddle, sandboard e, principalmente, conhecer o farol, explorando trilhas em áreas protegidas pela Marinha Brasileira.
Por esses motivos, a região é muito frequentada pelos jovens, tendo uma vida noturna agitada, com bares que contam com apresentações musicais para todos os gostos.
Existem três maneiras de chegar até o local, são elas:
- com um guia de turismo: partindo diretamente da Barra de Laguna;
- de carro: saindo da cidade de Laguna, você deve cruzar o canal da Barrada e seguir por aproximadamente 20 km até o Cabo;
- de ônibus: é necessário pegar o barco dos pescadores, que fica no Molhes, perto da Ponta da Barra. Chegando lá, você desembarca ao lado do Geraldo Restaurante e procura o ponto de ônibus circulares (sinalizado por “Farol”) — eles vão direto para o Farol de Santa Marta.
A cidade de Laguna é um lugar incrível, não é mesmo? Do litoral ao Centro Histórico, dá para aproveitar e aprender bastante sobre os costumes do município.
Mas nem só de praias e história vive a região. A culinária também chama atenção, com pratos tradicionais e caprichados, ricos em sabor e cultura. Que tal aproveitar para conhecer a gastronomia do Sul do país?