Já pensou em viajar para o Paraguai e aproveitar os produtos por preços muito mais baratos que no Brasil? Para valer a pena, é preciso ter planejamento e seguir algumas dicas, como a pesquisa de lojas, informações sobre a moeda, quantidade máxima de artigos etc.
Passear em Foz do Iguaçu e não pensar em fazer compras em terras paraguaias é um desperdício de oportunidade. Afinal de contas, nesse tipo de turismo você pode garantir, além do conhecimento cultural, a mala cheia de presentinhos na volta para casa.
Entretanto, as coisas não são tão fáceis quanto parecem: é preciso conhecer alguns conselhos quando for realizar as aquisições no país, para que o barato não acabe saindo caro, e você tenha mais prejuízos que benefícios.
Então, agora que você entendeu a importância de aprender alguns truques sobre as compras no Paraguai, quer embarcar nessa viagem conosco e descobrir quais dicas são essas? Acompanhe!
1. Saiba como chegar ao Paraguai
Para deixar o Brasil rumo ao Paraguai, basicamente é necessário atravessar a famosa Ponte da Amizade, que liga a cidade de Foz do Iguaçu a Ciudad del Este. Esse percurso pode ser realizado a pé, por meio do transporte público, ônibus turístico, mototáxi ou de carro.
Se a sua preferência for o deslocamento de ônibus, saiba que existe uma linha internacional que atravessa a ponte. Ela começa em frente ao Terminal de Transporte Urbano (TTU) e lhe deixa no país vizinho pelo valor de R$ 5,50 (em 2018).
Além disso, os ônibus urbanos são outra alternativa. Eles custam R$ 3,75 (em 2019), e os passageiros descem próximos ao cruzamento.
O tempo de travessia a pé é de cerca de 15 minutos. O percurso de 500 metros conta com o visual do Rio Paraná e muitos transeuntes.
2. Pesquise pelas lojas
A Ciudad del Este abrange inúmeras lojas – muitas até com produtos falsificados – o que pode fazer com que os visitantes se percam com facilidade, caso não tenham realizado uma busca prévia. Assim, eles podem não aproveitar como pretendiam.
Por isso, é importante que você foque no tipo de produto que deseja adquirir preferencialmente e faça uma lista de compras, que já inclua os lugares que pretende visitar. Por exemplo:
- O Shopping Del Este possui incontáveis estabelecimentos de imensa variedade: maquiagem, acessórios femininos, cosméticos, perfumes, relógios, artigos infantis, bebidas, eletrônicos etc.
- S.A.X Department é o espaço de grandes marcas, muito visibilizado pelas ofertas de óculos.
- S.A Shop é um autosserviço que oferece diversos produtos a preço baixo, como acessórios, artigos infantis, para casa etc.
3. Atente-se ao câmbio
A moeda oficial do Paraguai é o guarani. Porém, você também pode fazer as compras usando o real ou o dólar, que inclusive são bem mais aceitos e frequentes no comércio.
Em relação ao limite de itens permitidos ao retornar ao Brasil, a cota é de 500 dólares para modalidades de viagem aérea ou marítima. Se seu deslocamento for terrestre ou fluvial, o máximo é reduzido para 300 dólares.
Do mesmo modo, também existe uma restrição relativa à quantidade de artigos adquiridos por categoria. Por exemplo, são permitidos até:
- 12 litros de bebida alcoólica;
- 10 maços de cigarro estrangeiro;
- 25 unidades de charutos ou cigarrilhas;
- 20 unidades de produtos que custem menos de 10 reais;
- 10 unidades de produtos que custem mais de 10 reais.
4. Leve os documentos exigidos
Existe um Acordo do Mercosul entre os países da América do Sul que dispensa a necessidade do passaporte para entrar em tais territórios. Assim, para passear no Paraguai, só precisa levar o seu documento de identificação com foto.
Então, gostou do nosso post? Aproveite a visita e confira também como fazer viagem de ônibus internacional!