Blog

Viva o mês da festa junina!

festa-junina-rodoviariaonline
Festas juninas são a alegria do mês, coloridas e gastronômicas. Imagem: vida de turista.

Durante as próximas semanas, o país inteiro se transforma em um animado arraial: é tempo de usar trajes típicos, dançar quadrilha, aproveitar as brincadeiras e a ‘comilança’ que, logicamente, faz parte das tradicionais (e deliciosas!) festas juninas. No Nordeste do Brasil, a festa junina é levada a sério: em muitos municípios daquela região e também do Sudeste, o dia 24 de junho, dia de São João, é feriado. Está bem… e o que uma coisa tem em comum com a outra? Tudo!

As festas juninas tiveram origem na Europa, chegaram ao Brasil por intermédio dos portugueses ainda na época do colonialismo e logo viraram costume dos brasileiros e, de acordo com historiadores, tem um fundo religioso cristão. O principal objetivo das festividades deste mês é homenagear os seus santos: Santo Antônio (o santo casamenteiro, que é comemorado no dia 13), São Pedro e São Paulo (homenageados no final do mês, dia 29) e o santo mais festeiro do calendário: São João!

O Dia de São João é comemorado no dia 24 de junho porque remete ao nascimento de João Batista. Apesar das festas ocorrerem pelos quatro cantos do país, é realmente no Nordeste que elas ganham maior destaque e atraem muitos turistas. Afinal, a combinação entre alegria, boa comida (muitas receitas preparadas a partir do milho), dança (a tradição das quadrilhas veio da Europa, mais precisamente dos nobres salões franceses) e crença (a fogueira simboliza proteção dos maus espíritos e agradecimento pelas colheitas) não poderia dar errado.

Conheça as 5 maiores Festas Juninas do Brasil!

1- Festa Junina de São João de Caruaru Pernambuco

<strong>1. <a href="http://viajeaqui.abril.com.br/estabelecimentos/br-pe-caruaru-atracao-festa-junina-sao-joao" rel="Caruaru (PE): São João de Caruaru" target="_blank">Caruaru (PE): São João de Caruaru</a></strong>Disputa com Campina Grande (PB) o título de maior festa de São João do Mundo. Quadrilhas com até 4 mil pessoas, forrós, comida típica e desfiles lotam o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, no Centro, e o bairro Alto do Moura. Começa em maio e vai até o final de junho. 
As quadrilhas tem mais de 4 mil participantes, entre as danças com comidas típicas, forró e desfiles, começa em maio e vai até o final de junho. Imagem: divulgação.

2- Bumba Meu Boi, São Luís

Resultado de imagem para bumba meu boi
A mais tradicional do folclore maranhense, do dia 13/06 ao dia 30/06 as ruas lotam com bois coloridos e grupos contando a história de Catirina e seu marido que precisam ressuscitar o boi que mataram. Imagem: divulgação.

3- São João, Aracaju

Resultado de imagem para são joão aracaju
A festa não para nesse mês, ao som de muito forró as pessoas se juntam para comemorar no centro e na orla de Aracaju, com apresentações de grandes artistas. Imagem: divulgação.

4- Festa de São João em Campina Grande (PB)

<strong>4. <a href="http://viajeaqui.abril.com.br/estabelecimentos/br-pb-campina-grande-atracao-festa-junina-sao-joao" rel="Campina Grande (PB): Festa de São João" target="_blank">Campina Grande (PB): Festa de São João</a></strong>Conhecida como o “maior São João do Mundo”, a festa ocupa o espaço da grandiosa Praça Parque do Povo. O evento conta com palcos de forró, quadrilhas e shows. A festa acontece do dia 6 de junho até o dia 6 de julho. O dia de São João, 24 de junho, é quando a festa tem mais movimento.
Popularmente conhecida como o “maior São João do mundo”, ocupando todo o espaço da praça Parque do Povo. Contando com música, quadrilhas, pratos típicos, entre os dias 6 de junho até 6 de julho, mas o dia 24 de junho quando dá mais movimento. Imagem: divulgação.

5- Encontro Nacional de Folguedos, Teresina

<strong>5. <a href="http://viajeaqui.abril.com.br/estabelecimentos/br-pi-teresina-atracao-encontro-nacional-de-folguedos" rel="Teresina (PI): Encontro Nacional de Folguedos" target="_blank">Teresina (PI): Encontro Nacional de Folguedos</a></strong>Acontece na segunda quinzena de junho. Apresentações de grupos folclóricos, quadrilhas, comidas típicas e oficinas agitam os palcos montados especialmente para o Festival em Teresina.
Começando na segunda quinzena de Junho, com apresentação de grupos folclóricos, forró, comidas típicas e quadrilhas agitam a galera em Teresina. Imagem: divulgação.

 

Se você ainda não teve a oportunidade de participar de uma típica festa de São João nordestina, não se preocupe, dá tempo de garantir o seu lugar! A Rodoviariaonline oferece passagens rodoviárias para mais de 3.300 cidades brasileiras, onde você pode comprar sem sair de casa! Viaje com conforto e segurança: escolha seu destino, garanta suas passagens e boa viagem!

Confira os melhores preços de passagens:

Piauí

Ônibus de Teresina para São Luís 

Ônibus de Teresina para Campina Grande

Maranhão

Ônibus de Caxias para São Luís

Ceará

Ônibus de Fortaleza para São Luís

Ônibus de Fortaleza para Teresina

Rio de Janeiro

Ônibus do Rio de Janeiro para Aracaju

Bahia

Ônibus de Alagoinhas para Aracaju 

São Paulo

Ônibus de São Paulo para Campina Grande

Rio Grande do Norte

Ônibus de Mossoró para Teresina

 

Você também pode se interessar por