Blog

Viva o mês da festa junina!

festa junina

Durante as próximas semanas, o país inteiro se transforma em um animado arraial: é tempo de usar trajes típicos, dançar quadrilha, aproveitar as brincadeiras e a ‘comilança’ que, logicamente, faz parte das tradicionais (e deliciosas!) festas juninas. No Nordeste do Brasil, a festa junina é levada a sério: em muitos municípios daquela região e também do Sudeste, o dia 24 de junho, dia de São João, é feriado. Está bem… e o que uma coisa tem em comum com a outra? Tudo!

As festas juninas tiveram origem na Europa, chegaram ao Brasil por intermédio dos portugueses ainda na época do colonialismo e logo viraram costume dos brasileiros e, de acordo com historiadores, tem um fundo religioso cristão. O principal objetivo das festividades deste mês é homenagear os seus santos: Santo Antônio (o santo casamenteiro, que é comemorado no dia 13), São Pedro e São Paulo (homenageados no final do mês, dia 29) e o santo mais festeiro do calendário: São João!

O Dia de São João é comemorado no dia 24 de junho porque remete ao nascimento de João Batista. Apesar das festas ocorrerem pelos quatro cantos do país, é realmente no Nordeste que elas ganham maior destaque e atraem muitos turistas. Afinal, a combinação entre alegria, boa comida (muitas receitas preparadas a partir do milho), dança (a tradição das quadrilhas veio da Europa, mais precisamente dos nobres salões franceses) e crença (a fogueira simboliza proteção dos maus espíritos e agradecimento pelas colheitas) não poderia dar errado.

Se você ainda não teve a oportunidade de participar de uma típica festa de São João nordestina, não se preocupe, dá tempo de garantir o seu lugar! A Rodoviariaonline oferece passagens rodoviárias para mais de 3.300 cidades brasileiras, onde você pode comprar sem sair de casa! Viaje com conforto e segurança: escolha seu destino, garanta suas passagens e boa viagem!