Blog

Visite Foz do Iguaçu!

As férias escolares de verão deste ano serão menores, já que o calendário do ano letivo terá uma interrupção maior na metade do ano, por conta da Copa do Mundo. E se você está pensando em aproveitar o restante dos dias livres viajando, sugerimos visitar Foz do Iguaçu, a terra das Cataratas. Esta é a melhor época do ano para se fazer isto! O motivo são as chuvas de verão, que aumentam o volume das águas e tornam o espetáculo da natureza ainda maior.

Situado no oeste do Estado do Paraná, este município conhecido internacionalmente pelas Cataratas do Iguaçu e pela Usina Hidrelétrica de Itaipu, é o segundo destino brasileiro mais procurado por turistas estrangeiros e o número um da região Sul do país.

Tendo como principal atração turística as cataratas, Foz do Iguaçu proporciona dias de passeios intensos em meio à natureza. Conheça um pouco mais sobre a cidade!

Cataratas do Iguaçu

Cataratas em Foz do Iguaçu
O espetáculo das Cataratas do Iguaçu. (Foto: Wikipédia)
Não poderíamos começar por outra atração. Cartão postal da cidade, do Estado e do Brasil, com mais de 275 quedas d’água do Rio Iguaçu, as cataratas paranaenses estão entre as mais espetaculares do mundo, e foi uma das vencedoras do concurso que escolheu as 7 Maravilhas da Natureza em 2011. Localizadas na área do Parque Nacional do Iguaçu, apenas 20% das cataratas estão em solo brasileiro, sendo que 80% fica do lado argentino da fronteira. As cataratas apresentam uma taxa média de fluxo de água de 1.746 m³/s, e a altura de suas quedas variam desde 30 até 150 metros, sendo que as maiores estão no local conhecido como Garganta do Diabo. A visita já começa com uma verdadeira imersão na natureza, uma vez que o acesso à elas é feito por meio de trilhas no meio da mata.

O Parque Nacional do Iguaçu, abriga as cataratas, foi tombado, em 1986, pela UNESCO, Patrimônio Natural da Humanidade e é uma das mais importantes reservas de Floresta Atlântica do Estado do Paraná.

Parque das Aves

Tucano-toco em Foz do Iguaçu
Exemplar do tucano-toco. (Foto: site oficial Parque das Aves)
Próximo das cataratas está localizado o Parque das Aves, um dos maiores da América Latina. Criado em 1994, o parque abriga cerca de 1.000 aves de 150 espécies nativas brasileiras, que podem ser admirados bem de perto pelos visitantes. O passeio é feito por trilhas no meio da mata, onde o visitante encontra os viveiros de observação onde, em alguns deles, é possível entrar.

Usina Hidrelétrica de Itaipu

Visitar a Usina Hidrelétrica de Itaipu é estar diante de uma das maiores construções feitas pelo homem. Construída entre 1975 e 1982, no Rio Paraná, numa parceria que envolveu os governos do Paraguai e do Brasil, Itaipu é a maior usina hidrelétrica brasileira e faz parte da lista das 7 maravilhas do mundo moderno, criada em 1995 pela revista norte-americana Popular Mechanics.

A visita pelas instalações da hidrelétrica traz opções para todos os gostos (e bolsos). A visita panorâmica permite ao visitante ter ideia da grandiosidade de Itaipu externamente, tendo uma ampla visão dos 8km de extensão e 170 metros de altura da barragem. Mas se você tem curiosidade de saber como a usina funciona por dentro, a melhor opção é o Circuito Especial que, na companhia de guias trilingues, adentram a arquitetura côncava da usina, sentindo, ao tocar nas paredes, a pulsação constante gerada pelo fluxo da água em direção das turbinas geradoras de energia. Um emocionante aprendizado, que nos faz pensar que mesmo a lâmpada que acende dentro de casa depende da força da natureza para funcionar.

Mirante em Foz do Iguaçu
Vista de um dos mirantes de Itaipu. (Foto: www.turismoitaipu.com.br)
Ciudad del Este

E quem tem curiosidade de conhecer nosso país vizinho Paraguai, mais precisamente Ciudad del Este, basta cruzar a famosa Ponte da Amizade, sobre o Rio Paraná. A cidade paraguaia é a terceira maior zona franca de comércio do mundo, ficando atrás apenas de Miami e Hong Kong. E, claro, muitos turistas que vão para Foz do Iguaçu cruzam a fronteira em busca de produtos, principalmente eletrônicos, vendidos a preços baixos. Mas cuidado para não se empolgar nas compras e ultrapassar a cota de trezentos dólares por pessoa, correndo o risco de ficar preso na alfândega.

E aí, ficou animado? Não perca tempo, garanta suas passagens com a Rodoviariaonline e caia na estrada, para curtir as últimas semanas de férias em grande estilo!

(Por Renata Sklaski)