Blog

Viagem com idosos: saiba quais são os cuidados essenciais

Viajar é sempre bom e praticamente todo mundo gosta, não é mesmo? Só que para cada pessoa existe um cuidado diferente, principalmente quanto à alimentação, saúde e documentação. Em uma viagem com idosos, por exemplo, é essencial considerar alguns pontos, para que não falte nada e tudo seja tranquilo e sem problemas.viagens com idosos, saiba quais são os cuidados essenciais

Para quem opta por viajar de ônibus, é bom saber que existe gratuidade nas linhas municipais e interestaduais para quem tem 60 anos ou mais. E como conseguir o benefício? Basta se dirigir ao guichê da companhia de transporte portando um documento com foto e Carteira do Idoso, emitida pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Aí é só viajar!

Mas, além disso, é bom se preparar e cuidar de alguns detalhes que fazem toda a diferença em uma viagem com idosos. Quer saber quais são? Confira abaixo os principais!

Documentos

Antes de qualquer coisa, é importantíssimo verificar se todos os documentos do idoso estão em mãos para a viagem. Lembre-se de que o RG e o cartão do plano de saúde ou da carteirinha do SUS jamais devem faltar na bolsa, ok? Afinal de contas, eles podem ser necessários em alguma circunstância em que a pessoa precise se identificar.

Remédios

Levar os remédios certos deve ser uma prioridade se o idoso toma alguma medicação diária ou precisa de algo para momentos específicos, como pressão alta ou estômago sensível. Não conte com uma farmácia no local de destino, pois elas podem estar fechadas ou até mesmo nem terem a medicação. Se prevenir é sempre a melhor solução!

Bagagem de mão

A bagagem de mão também é indispensável em uma viagem com idosos. Nela, você pode colocar vários objetos que a pessoa sempre usa — como os documentos e os remédios, dos tópicos anteriores. Mas, atenção: a bagagem de mão não pode ser pesada e de difícil transporte. Quanto mais leve e fácil de carregar, melhor.

Planejar a rota com antecedência

Sim! Independentemente de a viagem ser longa ou curta, é bom planejar a rota e, de preferência, com antecedência. O principal motivo é realmente se organizar e saber exatamente o que será feito, como chegarão ao local, o tempo percorrido e muito mais. Esse tipo de planejamento também ajuda a pensar nos passeios que podem ser feitos!

Alimentação

Pessoas idosas precisam se alimentar nas horas certas e de uma forma muito mais saudável. Se você for para um local muito quente, água e frutas não devem faltar no cardápio diário. Agora, se o destino estiver em uma região mais fria, refeições que aqueçam, como sopas, podem ser ótimas opções e tendem a agradar a qualquer pessoa.

São essas as dicas essenciais capazes de transformar a viagem em um passeio incrível e com toda a segurança necessária que uma pessoa com mais idade precisa. Ah, outra ideia muito bacana e que costuma animar qualquer viagem com idosos é levar uma boa câmera fotográfica. No mais, aproveite!

Gostou? Acesse também nosso Facebook, clique aqui!

Você também pode se interessar por