Blog

Conheça o Vale Europeu

O Estado de Santa Catarina é famoso pelas suas belas praias. Mas não é apenas de areia e mar que se faz o circuito turístico catarinense. Há outros motivos para você visitar Santa Catarina. Por isso o Portal Rodoviariaonline recomenda o passeio pelo Vale Europeu.

Localizado na região do Vale do Itajaí, o Vale Europeu é integrado por cerca de 50 municípios que mantém vivos os costumes e cultura europeus, principalmente alemães e italianos, povos que colonizaram fortemente a região. A arquitetura, a culinária e até a língua falada nas ruas, tudo remete aos povos europeus. Mesmo relevante, o aspecto cultural é apenas um dos atrativos desta região. A localização privilegiada, cheia de belezas naturais, de cavernas a cachoeiras, permite uma exploração turística diversificada, atraindo visitantes de todos os tipos, dos aventureiros aos religiosos, dos culturais aos festeiros. A região também atrai por abrigar inúmeras indústrias têxteis, oferecendo aos turistas itens de vestuário, calçados, cama, mesa e banho a preços abaixo do mercado.

Uma das cidades mais famosas do Vale Europeu é Blumenau que aparece com destaque no calendário anual de eventos com a realização da tradicional Oktoberfest. Mas você não precisa esperar até outubro para curtir uma festa típica no Vale Europeu. Até o dia 27 de março, a cidade de Pomerode, uma das cidades que mais mantém viva a tradição germânica no país, realiza a Osterfest, a festa alemã da Páscoa. A programação contempla oficinas de pinturas de casquinhas de ovos e cestas, apresentações culturais e de grupos folclóricos, feira de artesanato e produtos locais. Os visitantes também poderão ajudar a enfeitar a Osterbaum, a maior árvore de Páscoa do mundo, decorada com cerca de 120 mil unidades de casquinhas de ovos artificiais. Lindo se ver!

vale europeu
Cachoeira do Tabarelli, em Presidente Getúlio. (Foto: Paulo H. Lima)

Quem busca aventuras e contato com a natureza, vai encontrar o que fazer no Vale Europeu. A 87 quilômetros de distância de Blumenau, está localizado o município de Presidente Getúlio. Conhecida também como Vale das Cachoeiras, a cidade possui mais de 70 delas espalhadas por todo seu território. E por toda esta riqueza natural, a cidade oferece inúmeras opções de esportes de aventura e ecoturismo, como trekking e rapel. Os traços dos colonizadores alemães, italianos e suíços estão presentes na arquitetura, artesanato e culinária. Doutor Pedrinho é outro município conhecido pelas suas cachoeiras, corredeiras e cânions perfeitos para a prática de esportes de aventura. Doutor Pedrinho também é conhecido por integrar o circuito de cicloturismo do Vale Europeu, onde é possível conhecer os principais pontos turísticos da cidade de bicicleta. Este passeio leva, em média, dois dias. Mas quem é fã de bike, pode optar por fazer o circuito completo. Cruzando os municípios de Timbó, Pomerode, Indaial, Rodeio, Benedito Novo, Doutor Pedrinho e Rio dos Cedros, o passeio é finalizado em 8 dias, passando por inúmeras atrações como a Cachoeira Véu da Noiva (Doutor Pedrinho) e a barragem Rio Bonito (Rio dos Cedros).

O município de Nova Trento também faz parte do Valeu Europeu e se destaca por ser o segundo destino turístico religioso visitado do país. É na cidade colonizada por italianos vindos de Trento que fica o Santuário da Santa Paulina, a primeira santa brasileira. Nova Trento atrai milhares de fiéis e romeiros vindos de vários locais do Brasil que, além de visitar o belíssimo santuário, aproveitam outros atrativos da cidade, como a deliciosa culinária italiana.

valeu europeu
O belo santuário de Santa Paulina. (Foto: Visite Santa Catarina)

Gostou das dicas? Então inclua o Vale Europeu no seu roteiro de viagens deste ano e aproveite para desfrutar mais das delícias de Santa Catarina! Mais informações sobre o Valeu Europeu, como eventos, hospedagens e restaurantes, clique aqui.

 

(Por Renata Sklaski)