Blog

Conheça Tiradentes – cidade histórica de Minas Gerais

O feriado da Páscoa mal terminou e já podemos pensar no próximo: dia 21 de abril, dia de Tiradentes. A data que é uma homenagem ao herói da Inconfidência Mineira, será comemorada na sexta-feira. Perfeito para curtir um fim de semana prolongado com o pé na estrada! E que tal aproveitar a inspiração do feriado para visitar a pacata Tiradentes, cidade mineira que também recebeu este nome em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier – o Tiradentes?

Localizada a pouco menos de duzentos quilômetros da capital Belo Horizonte, a cidade de Tiradentes é uma das cidades históricas mais bem conservadas do país. Com cerca de 8 mil habitantes, o município é destino turístico muito procurado por casais que encontram em suas ruas estreitas de calçamento de pedras um cenário romântico perfeito.

A região central de Tiradentes concentra igrejas históricas, datadas do século XVIII, que dividem a atenção com casarios coloniais muito bem conservados, que hoje abrigam lojas, antiquários, restaurantes e pousadas. O trajeto pode ser feito a pé ou de charrete. Sim, as antigas charretes ainda são facilmente encontradas na cidade, e quem optar por este meio de transporte vai encontrá-las estacionadas no Largo das Forras. O percurso prevê paradas nos principais pontos turísticos de Tiradentes, como o Chafariz de São José de Botas. Datado de 1749, o monumento foi construído em estilo barroco e se destaca por ser similar a uma fachada de igreja. Possui três fontes  que, no passado, serviam para abastecer os habitantes, matar a sede dos animais e também para lavar as roupas.

tiradentes
Fachada da Matriz de Santo Antônio (Foto: Wikipédia)

Um dos grandes destaques turísticos de Tiradentes é a Igreja Matriz de Santo Antônio, um dos mais belos templos barrocos de todo o estado de Minas Gerais. Sua fachada foi alterada em 1810 por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Internamente, a igreja impressiona pelos lustres de prata e pelos ornamentos em ouro. Também visite o Museu Casa Padre Toledo. O casarão de 14 cômodos guarda móveis, imagens e pinturas da época, além de apresentar lindas pinturas no forro da casa.

A cena gastronômica é outro ponto forte de Tiradentes. Os inúmeros restaurantes da cidade, muitos deles estrelados e premiados, capricham na hora de servir comida tipicamente mineira, como o feijão tropeiro e receitas que combinam frango e angu, temperados com uma hortaliça chamada orapro-nóbis, que dá um sabor único ao prato.

Outro passeio comum aos visitantes de Tiradentes é o de Maria-Fumaça. A locomotiva a vapor de fabricação americana do início do século XX percorre 13 quilômetros que separam Tiradentes da vizinha São João Del Rei, ora margeando o Rio da Morte ora cortando a serra de São José. A viagem termina em meia hora na antiga Estação Rodoferroviária, inaugurada em 1881. Os passeios de Maria-Fumaça acontecem apenas aos finais de semana.

tiradentes
A imponente Serra de São José rodeia Tiradentes. (Foto: Wikipédia)
A natureza também contribui para o charme da cidade de Tiradentes, que é cercada pela imponente Serra de São José. São diversas trilhas que conduzem aos principais mirantes, localizados em até 1260 metros de altitude. As caminhadas variam entre leves e moderadas, podendo durar de 2h30 até 5h. Há opção também de passeios em jipes.

Gostou das dicas? Então confira os trechos oferecidos pelo portal Rodoviariaonline que levam a Tiradentes, entre eles os que saem de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro e curta muito o seu feriado!

Quer saber mais sobre quem foi Tiradentes? Clique aqui.

(Por Renata Sklaski)