Blog

Terminal Rita Maria 30 Anos

Novidade na época

O projeto arquitetônico do Terminal Rita Maria foi desenhado pelo uruguaio Yamandu J. Carlevaro e, até hoje, é referência em todo o país. O telhado da construção é formado por 144 blocos de concreto de 24 toneladas cada um. Era possível até caminhar dentro deles. Por causa do peso, foi preciso importar um guindaste especial da Alemanha para erguer e encaixar as estruturas. A obra durou cerca de três anos.

Terminal Rita Maria 30 Anos

— Foi um ingresso para a modernidade. Não tínhamos rodoviária e passamos a ter a melhor do Brasil naquela época, mais bonita que o aeroporto. Tinha até ar-condicionado — diz o engenheiro do Departamento de Transportes e Terminais (Deter), Roberto Scalabrin.

Terminal Rita Maria 30 Anos

Sob a voz de Fafá

O terminal foi inaugurado em um grande evento, com um show de Fafá de Belém, que reuniu milhares de pessoas. Joice da Silva Luiz, que trabalha há 30 anos no Rita Maria, estava lá e não esquece da hora em que Fafá cantou o hino brasileiro.

Terminal Rita Maria 30 Anos

— Foi muita emoção — lembra.

A inauguração do Terminal Rita Maria contou ainda com uma corrida de kart, apresentação da fanfarra do Instituto Estadual de Educação, corrida ciclística e um bolo gigante para a população.

Terminal Rita Maria 30 Anos

Sabe quem foi Rita Maria?

Rita Maria era uma senhora de cor negra, filha de escravos, que morava em uma casa rente à praia, no Centro, nos tempos do antigo Miramar. Ela ficou famosa com suas benzeduras e rezas, que oferecia aos marujos recém-chegados à Ilha, além de pratos de comida.

Terminal Rita Maria 30 Anos

Era uma figura risonha, que recebia a todos com alegria. Por isso, deu nome ao terminal. Não há fotos dela, mas está imortalizada na escultura de sucata feita pelo gaúcho Paulo Siqueira, o escultor dos gigantes, em frente ao terminal. Paulo tem 38 obras do gênero espalhadas pelo mundo. Entre elas, a estátua do Desbravador, em Chapecó, Oeste do Estado; e da Virgem de Guadalupe, no México.

Terminal Rita Maria 30 Anos

Casa para retirantes

O analista técnico do Deter Dimas Beckhauser foi coordenador do terminal de 1991 a 1994. Entre as lembranças da antiga função, está a chegada de uma família de retirantes do Mato Grosso a Florianópolis. Sem ter para onde ir, o casal e os dez filhos moraram no terminal por mais de uma semana. Ganharam comida dos funcionários e o chuveiro foi liberado. Desiludido por não ter conseguido emprego, o pai de família resolveu arrumar as trouxas e voltar para sua terra. Dimas conseguiu passagem para a família, que ocupou quase um ônibus inteiro.

Terminal Rita Maria 30 Anos

Reforma urgente

O terminal foi erguido com concreto, metal, vidro e madeira. Após 30 anos, a estrutura apresenta os sinais do tempo, principalmente no telhado, com vários pontos de corrosão. Em dias de chuva, entrar no terminal não é garantia de se proteger da água.

Segundo o gerente do terminal, Valdir Konell, nunca foi feita uma grande reforma. O que deve mudar agora. Até o final do ano, serão aplicados R$ 5 milhões em melhorias, como reforma do telhado, troca do piso, das cadeiras e da iluminação. Em 60 dias, deve começar o processo de licitação.

Outra mudança será a chegada de uma unidade do Pró-Cidadão, instalada no 2º piso, também até o final do ano. Quanto ao espaço da antiga Central da Moda, ainda não há prazo para licitação.

Fonte:ClicRBS