Blog

Surfe no Brasil: confira algumas praias indicadas para a prática

No artigo do dia 20/05, falamos sobre a etapa brasileira do Mundial de Surfe 2015 e pedimos a ajuda dos leitores para indicar quais os melhores ‘picos’ para a prática do esporte. E como a busca pela onda perfeita tem tudo a ver com turismo, também deixamos a dica para conhecer estas belas praias do litoral brasileiro.

Praia Brava – Arraial do Cabo/RJ

Localizado na região dos lagos, litoral fluminense, Arraial do Cabo é um município charmoso, onde o tempo parece passar mais devagar. Muito menos badalada que suas vizinhas Búzios e Cabo Frio, a cidade tem características típicas de uma vila de pescadores. Apesar de não apresentar hotéis sofisticados – o que aumenta ainda mais o charme de Arraial do Cabo – as pousadas são confortáveis e apresentam preços justos – assim como os restaurantes, que servem frutos do mar sempre fresquinhos.

surfe
Vista de Arraial do Cabo do Morro do Atalaia (Foto: Wikipedia)
Para os surfistas, o pico de Arraial do Cabo é a Praia Brava. Com acesso restrito, feito pelo Morro do Atalaia, é necessário enfrentar uma trilha com escadaria para chegar à praia, de areia branca, mar agitado de água gelada e cristalina. É importante verificar a tábua das marés antes de ir à praia, pois na maré alta, a areia da praia desaparece e as ondas quebram forte diretamente nos costões. Por ser uma praia mais deserta, não há estrutura de comércio, então é preciso levar água, bebidas e lanches, caso a intenção seja passar o dia no lugar.

Arraial do Cabo também atrai praticantes de outro esporte: o mergulho. O ambiente propício para o mergulho lhe rendeu a fama de ser ‘a capital do mergulho’. Na cidade, há inúmeras empresas especializadas, que com instrutores profissionais dão treinamento especializado para quem nunca mergulhou com cilindro de oxigênio. Quem sabe, depois de um dia de surfe na Praia Brava, vale a pena, no dia seguinte, conhecer o fundo do mar de Arraial do Cabo!

Mais informações sobre Arraial do Cabo aqui.

Lajão da Praia da Pipa – Tibaú do Sul/RN

A apenas 85 quilômetros de Natal, capital do Rio Grande do Norte, fica a famosa praia da Pipa, um dos locais mais procurados por turistas do mundo do todo, por conta de sua lista imensa de belezas naturais.

Sua marca registrada são as falésias, que vão se modificando, pouco a pouco, até hoje, e formam uma beleza espetacular na costa da praia da Pipa. A descoberta deste recanto aconteceu exatamente pelos surfistas, que começaram a frequentar o local na década de 70, quando ainda não havia a mínima estrutura turística no município. Com inúmeros picos propícios para a prática do surfe, a Lajão é o ponto preferido entre os surfistas locais. Com ondas que variam entre 3 e 7 pés, são as mais longas da Pipa, por isso tão famosas entre os praticantes do esporte.

surfe
Praia da Pipa e suas dunas ao fundo (Foto: Wikipedia)
Agora, se você é um iniciante no esporte, vale começar pela praia dos Golfinhos ou Curral. Com ondas menores e superfície uniforme, se der sorte, pela manhã, você pode surfar na companhia de golfinhos!

Para saber mais sobre a Praia da Pipa, clique aqui.

 

(Por Renata Sklaski)