Blog

Rio das Ostras Jazz & Blues Festival – boa música em frente ao mar

De 20 a 23 de agosto, acontece, em Rio das Ostras, Rio de Janeiro, a décima terceira edição do já consagrado “Rio das Ostras Jazz & Festival”, um dos melhores festivais do gênero do mundo.

A ideia que deu início ao festival surgiu no começo dos anos 2000, quando a prefeitura de Rio das Ostras criou um festival musical ao ar livre, com o intuito de levar à população doses extras de boa música. Aos poucos, começaram a notar que a ideia atraiu não só os moradores, como turistas que por lá passavam.

Em uma atitude arrojada e por meio de parcerias com instituições públicas e privadas, a prefeitura realizou a primeira edição do festival aos moldes de como ele é conhecido hoje no ano de 2003. E de lá para cá, o festival só cresceu, trazendo artistas do jazz e do blues de todas as partes do mundo. A cada ano, a procura por hospedagem em Rio das Ostras durante o festival só cresceu. Em 2014, cerca de 15 mil pessoas circularam pelas ruas da cidade (os palcos são montados ao ar livre) em cada noite de atrações.

Para este ano, um dos destaques da programação do festival é o guitarrista Robben Ford, um dos grandes nomes do blues, que já tocou com Miles Davis, Joni Mitchell e KISS. O evento também trará o britânico Matt Schofield, um das revelações do blues inglês e Carolyn Wonderland, multiinstrumentista, cantora e compositora que é corriqueiramente comparada com Janis Joplin.

Além da programação de qualidade musical, outro atrativo do festival é o local onde é realizado: Rio das Ostras, litoral norte do Estado do Rio de Janeiro, a 170 quilômetros da capital, é uma cidade pacata, com quase 200 mil habitantes. Possui praias para todos os gostos, desde surfistas até famílias com crianças. Para quem prefere água doce, pode realizar passeios ao longo da Lagoa de Iriri, ou Lagoa da Coca-Cola, apelido dado por suas águas de coloração escura.

Rio das Ostras
Praça da Baleia, em Rio das Ostras, com uma escultura de uma baleia jubarte. (Foto: Fulviusbsas – Wikipedia)

Outro passeio imperdível é a visita ao Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba, o único museu in sito do Brasil, que tem enterramentos datados de mais de 3 mil anos.

Gostou da ideia de curtir um jazz e blues à beira mar? Compre já suas passagens de ônibus e vá curtir o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival!

(Por Renata Sklaski)

Confira aqui os melhores itinerários com destino a Rio das Ostras:

Ônibus de Cabo Frio-RJ para Rio das Ostras
Ônibus de Campos dos Goytacazes (Centro)-RJ para Rio das Ostras
Ônibus de Casimiro de Abreu-RJ para Rio das Ostras
Ônibus de Duque de Caxias-RJ para Rio das Ostras
Ônibus de Niteroi-RJ para Rio das Ostras
Ônibus de Nova Friburgo (R.Norte)-RJ para Rio das Ostras
Ônibus de Nova Friburgo (R.Sul)-RJ para Rio das Ostras
Ônibus de Nova Iguaçu-RJ para Rio das Ostras
Ônibus de Rio de Janeiro-RJ para Rio das Ostras
Ônibus de São Paulo (Tietê)-SP para Rio das Ostras
Ônibus de Vitoria-ES para Rio das Ostras