Blog

Quer cair na estrada? Veja passo a passo para planejar uma viagem!

Preparar uma viagem personalizada, sem contratar agências e grupos de excursões, pode ser uma ótima maneira de economizar e garantir a diversão da sua família. O melhor de tudo é que fazer isso pode ser bem mais fácil do que parece!

Para ajudar você nessa missão, preparamos este passo a passo bem simples sobre como planejar uma viagem. Confira!

Estabeleça um orçamento

O primeiro passo para planejar uma viagem é definir quanto você poderá gastar. Esse teto será essencial para a escolha do destino, já que a média de custo diário varia de uma cidade para outra.

Lembre-se que, nesse montante, você deverá contabilizar o preço das passagens, as hospedagens, os gastos com alimentação e lazer e, também, uma reserva para emergências.

Escolha seu destino

Orçamento estabelecido, é hora de escolher o destino. Se não puder tirar muitos dias de folga, opte pelos destinos mais próximos, para os quais não perderá muito tempo na estrada. Agora, se as suas férias forem mais longas, considere conhecer lugares mais distantes e, até mesmo, mais de uma cidade.

Também leve em conta o perfil das pessoas que vão viajar com você. Por exemplo, se a sua família faz o tipo aventureira, busque cidades com boas opções de ecoturismo e contato com a natureza. Se os filhos ainda são pequenos, é importante pesquisar destinos com boa infraestrutura e opções de lazer para a garotada

Compre as passagens com antecedência

Garantir as passagens antecipadamente é um cuidado essencial para evitar imprevistos de última hora. Muita gente já sabe que, para as viagens de avião, as compras antecipadas podem garantir um bom desconto. Para as rotas que serão feitas de ônibus, também é importante comprar os tickets previamente.

Uma das formas de fazer isso é por meio de plataformas online. Assim, você não corre o risco de que as passagens se esgotem e ainda foge das filas na rodoviária.

Reserve a hospedagem

Com a internet, planejar uma viagem fica muito mais fácil. Para reservar as hospedagens, pesquise as opções que se encaixam no seu orçamento e aproveite para conferir as fotos e avaliações dos hóspedes que já passaram por lá. 

Elabore um roteiro

Pensar em uma programação que agrade toda a família pode parecer um desafio, mas um pouco de organização pode deixar tudo mais fácil. Pesquise sobre a história, os costumes e os principais pontos turísticos do local de destino. 

Anote aqueles que mais atraírem você e envolva toda a família nessa parte do planejamento. Uma boa dica é selecionar atrações próximas umas às outras — assim, vocês poderão conhecer mais de uma no mesmo dia — e deixar um tempo livre para passear sem programação e conhecer melhor o dia a dia da cidade. 

Agora que você já sabe tudo que precisa saber para planejar uma viagem, é hora de começar a pensar nas próximas férias. Para mais dicas como essas, siga os nossos perfis nas redes sociais e fique sempre por dentro dos nossos conteúdos exclusivos. Você pode nos encontrar no Facebook, no Twitter e no Google+. Até mais!