Blog

Começa a décima edição da Primavera dos Museus

Na mesma semana em que tem início a estação das flores no país, um evento cultural é realizado em todo o Brasil, incentivando a visita a museus e espaços culturais. Estamos falamos da 10ª Primavera dos Museus, evento que acontece entre 19 e 25 de setembro em 753 museus de todo o Brasil.

A iniciativa é do IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus – que criou o evento com o objetivo de democratizar os museus como centros culturais e de aprendizado, promovendo atividades para crianças e adultos, como oficinas de pinturas, artesanato, rodas de leitura, palestras, lançamentos de livros, exibição de filmes e aberturas de exposições. Também há visitas monitoradas pelas exposições no museu.

A 1ª Primavera dos Museus ocorreu em 2007, com 300 museus inscritos e 874 eventos. Neste ano, serão realizadas cerca de 2 mil atividades durante a semana da 10ª Primavera dos Museus.Todas as atrações serão gratuitas. Desde a primeira edição do evento, as visitas aos museus de todo o país que participam da iniciativa crescem em torno de 18% a cada ano.

primavera dos museus

O tema escolhido para este ano foi ‘Museus, Memória e Economia da Cultura’. Segundo a organização do evento, o tema escolhido para este ano destaca o importante papel social desempenhado pelos museus na promoção de trocas simbólicas, culturais, de saberes e de experiências, assim como sua contribuição para a dinamização da cadeia produtiva da cultura de modo sustentável.

Se você está procurando por programas bacanas e gratuitos na sua cidade, confira a programação oficial da 10ª Primavera dos Museus e prestigie o evento. Ter acesso à cultura é um direito de todo o cidadão brasileiro! O IBRAM ainda incentiva que as pessoas que participarem do evento também divulguem fotos nas redes sociais, utilizando a hashtag #eunomuseu.

(Por Renata Sklaski)